Com o objetivo de discutir políticas públicas voltadas para o Meio Ambiente e a troca de conhecimentos, a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, participa, nesta quarta-feira (28), da 143ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, presidiu o encontro, e destacou a situação e ações de combate aos incêndios, que se intensificaram nos últimos dias no Pantanal e na Amazônia.
“Nos reunimos toda semana, conseguimos fazer um crédito extraordinário para o Pantanal de R$ 170 milhões e um crédito extraordinário para a Amazônia já está em encaminhamento, além das ações que já vêm sendo feitas. Nesse momento, temos cerca de 900 pessoas no Pantanal, uma série de equipamentos, que estão ali, em operação para poder dar conta desse esforço”, pontuou a ministra.
O Plano Clima; a proposta de Recomendação Conama ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) sobre o Pantanal; a preparação do governo brasileiro para a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP-16) e a implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica, também foram pautas da reunião. Além da apresentação dos novos Conselheiros.
“É muito importante, que os Estados possam se reunir para debater temas relevantes para Agenda Ambiental e juntos com o Ministério, pensarmos em um plano de enfrentamento à emergência climática, e de gestão de riscos, em especial, nesse momento quando com tantos focos de incêndio que estão acontecendo ao mesmo tempo em todo o País”, avaliou Vilma Freire, titular da Sema.
Após a reunião do Conama, a titular da Sema participou de reunião com o diretor presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Fernando Rizzo, para o planejamento da terceira edição da Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID), previsto para ocorrer em outubro de 2025, em Fortaleza. A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro e o economista Antônio Rocha Magalhães também participaram da reunião.
A ICID é organizada pelo CGEE, instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e será coordenada pela Sema, com a participação conjunta da Secitece e Funceme. Fortaleza já foi palco da primeira ICID, em 1992, evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92 ou ECO 92).