Beneficiários do Bolsa Família que foram vítimas de golpe podem contestar a transferência indevida dos valores. O Ministério Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) emitiu um alerta sobre famílias que têm recebido mensagens de texto com links maliciosos que visam realizar ataques para acessar contas bancárias.
Segundo a pasta, as vítimas do golpe podem contestar a transferência de três formas:
Presencialmente, em uma agência da Caixa Econômica Federal, portando o documento de identificação do beneficiário e CPF;
Via aplicativo Caixa Tem. O titular deve clicar no ícone “ajustes”; “minha conta”; “contestar transação” e selecionar o valor que deseja contestar. Em seguida, responder às perguntas de segurança. Ao final, aparecerá a mensagem “Contestação solicitada com sucesso”. O prazo para análise da solicitação é de até 10 dias úteis;
SAC Caixa: o beneficiário deve ligar para o número 0800 726 0101, opção 6. É necessário informar o CPF, número da conta, data e valor da transação a ser contestada.
O ministério também recomenda que as vítimas façam um boletim de ocorrência. A pasta reforçou que não envia SMS com links direcionados a outros sites.
“Esta não é uma forma oficial de contato do Ministério e sim uma possível tentativa de golpe. No caso de estratégias adicionais, por meio de SMS ou mensagens de WhatsApp, o MDS informa antecipadamente aos estados e municípios sobre o tema nos canais oficiais. O Programa Bolsa Família também não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo”, diz a nota.