Por meio do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), a cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí, será contemplada com a construção de 177 unidades habitacionais. A portaria do Ministério das Cidades que trata sobre as novas casas foi publicada no Diário Oficial da União e também autoriza, para todo o país, 8.086 novas moradias, das quais 529 são destinadas ao Piauí.
As 177 unidades habitacionais liberadas para a cidade de Parnaíba irão compor a segunda etapa do Conjunto Habitacional Dom Rufino. Para o governador Rafael Fonteles, isso evidencia o compromisso do governo em diminuir o déficit habitacional na cidade. “A política habitacional do Minha Casa, Minha Vida garante acesso a moradia segura e o governo não tem poupado esforços para que a casa própria chegue ao máximo de famílias”, disse o gestor.
O ministério já havia anunciado 4.322 unidades habitacionais por meio do programa para 87 municípios piauienses, nas modalidades Rural e Entidades. A iniciativa contemplará principalmente comunidades urbanas organizadas e grupos específicos, como agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais que residem em áreas rurais.
Mais 5.700 unidades habitacionais, em empreendimentos destinados a construtoras, também já tinham sido autorizadas. Nessa modalidade, 16 cidades piauienses estão contempladas, beneficiando exclusivamente a zona urbana. Teresina receberá mais de 2 mil residências nessa parte do programa.