Geral Morte Diana
Cantora Diana, ícone do romantismo no Brasil morre aos 76 anos
A artistas carioca chamou atenção pelas letras sentimentais e românticas.
22/08/2024 09h09 Atualizada há 3 meses
Por: Carlos Santos Fonte: IG

Morreu na última quarta-feira (21.08.24) a cantora e compositora  Ana Maria Siqueira Iorio, popularmente conhecida como Diana. A cantora carioca chamou atenção pelas letras sentimentais e românticas.


Origens

Diana nasceu no dia 2 de junho de 1954, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Fruto da relação entre Regina Siqueira e Osvaldo Iório, a artista passou boa parte da vida no Rio e também morou no Leblon.

Durante a década de 1970, Diana se tornou voz frequente nos rádios e nos shows. Canções como “Uma Vez Mais”; “Porque Brigamos”; “Ainda Queima a Esperança”; “Sítio do Pica-Pau Amarelo”; “Menti pra Você”; e Hoje Sonhei com Você” se tornaram verdadeiros hits.

Casamento

Diana se casou com Odair José, também cantor e compositor. De acordo com o site “g1”, o casamento dos artistas foi conturbado e marcado por “ruidosas brigas”.

Trajetória

Diana ficou conhecida pelo grande público pela gravação da balada Porque Brigamos, uma versão de I Am.. I Said..., de Neil Diamond, lançada em 1972. 

Do mesmo álbum, batizado apenas de Diana, outra música chegou nas paradas musicas, Ainda Queima a Esperança, assinada por Raul Seixas e Mauro Motta.

Apontada como a versão feminina de Roberto Carlos pelo repertório romântico, Diana, no auge da carreira, fazia shows que duravam duas horas e 30 minutos.

Ela foi casada com o cantor e compositor Odair José, com quem fez a canção Foi Tudo Culpa do Amor, lançada em 1974. A letra da música fazia referência às constantes brigas do casal, que quase sempre se tornavam públicas.

A partir dos anos 1980, Diana perdeu espaço na grande mídia, apesar de continuar a fazer shows. Em 2013, a cantora Bárbara Eugênia regravou a canção Porque Brigamos. Ela e Diana se encontraram para a gravação de um clipe juntas, promovida pelo jornal Folha de São Paulo. A cantora Marília Mendonça também regravou a canção ao lado da dupla Maraira e Maraísa no projeto As Patroas.