Geral Maranhão
Programa Cuidar dos Olhos do Governo do Maranhão realiza triagem para cirurgias de catarata e pterígio em São José de Ribamar
Durante a consulta, os pacientes passaram pelos procedimentos de dilatação de pupila, exame de refração ocular e avaliação médica com oftalmoscópio...
17/08/2024 16h25
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

Com o Programa Cuidar dos Olhos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nessa sexta-feira (16), cerca de 250 atendimentos de triagem para pacientes que necessitam de cirurgias de catarata e pterígio, na Policlínica de São José de Ribamar, localizada no bairro Tijupá Queimado. 

Os pacientes que foram encaminhados para os procedimentos serão atendidos, neste sábado (17) e domingo (18), no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM). O planejamento prevê 200 cirurgias de catarata e 50 de pterígio.

“A diminuição das filas e o fortalecimento de ações em saúde em todo o Maranhão são compromissos da gestão do governador Carlos Brandão e do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.  Como resultado, a população está sendo bem assistida com a ampliação da oferta de serviços como cirurgias oftalmológicas, consultas e entrega de óculos, cirurgia de pterígio e catarata. Um governo que cuida da saúde investe na qualidade de vida de todos”, afirmou a coordenadora de Gestão de Atenção Ambulatorial Especializada da SES, Luinar Tavares. 

Durante a consulta, os pacientes passaram pelos procedimentos de dilatação de pupila, exame de refração ocular e avaliação médica com oftalmoscópio binocular indireto. 

O aposentado Antônio de Sousa, de 72 anos, relatou que já aguardava a oportunidade da cirurgia de catarata pelo SUS. “Eu acho esse mutirão ótimo, porque a gente já sai encaminhado para cirurgia e sem gastar nada. Uma cirurgia dessa é muito cara”, ressaltou.

Para o funcionário público Francisco Ferraz, de 63 anos, que já fez a primeira cirurgia de catarata no olho de direito e agora fará do esquerdo, a ação chegou em um momento oportuno. “Essa iniciativa é uma das melhores coisas que o governo está fazendo”, destacou Francisco.

A dona de casa Francinilde Matos, de 55 anos, comemorou a chance de ter mais saúde. “É muito bom ser bem tratada por todo mundo bem aqui. Eles explicam tudo direitinho e a gente se sente segura”, contou.