Comerciante do bairro Sabiazal, em Parnaíba, Carlos Junior, decidiu empreender há três anos na região, mas um dos maiores desafios era a estrada de terra que passava em frente ao comércio, com poeira na seca e lama na chuva. Com a chegada das obras de pavimentação poliédrica, o popular calçamento, essa realidade mudou, fazendo com que as vendas do empreendedor alavancassem. As obras, escolhidas através de voto popular, fazem parte do Orçamento Participativo (OPA) 2023-2024.
Junior explica que a chegada dos dois trechos de calçamento aumentaram o fluxo de pessoas na região, o que contribuiu para o aumento das vendas no ponto comercial. "O nosso movimento era menor. Agora, cresceu o fluxo de gente. Ajudou financeiramente para quem depende do comércio, porque aumenta a clientela. Agora, até o transporte de vans melhorou, tem uma que para na porta da minha casa", aponta.
Para Valdiana Sousa Machado, de 50 anos, até mesmo a saúde da população foi impactada com a chegada do calçamento. "Agora, meus filhos e netos não ficam mais doentes por causa da poeira que vinha da rua de areia. Antes era muito ruim, agora está muito melhor", considera.
Francisco dos Santos, de 43 anos, mora no bairro Sabiazal desde jovem e acompanhou de perto a transformação da região onde vive, que foi beneficiada com recursos aprovados através do OPA. "A vida aqui não era muito boa. A gente reclamava muito de poeira. Era ruim andar de bicicleta. Depois que foi feito o calçamento, ficou show de bola. Então, é importante demais", considera.
Jean Ferreira, de 33 anos, mora há seis anos na região. "Aqui era só a terra. As pessoas que chegam e veem como está a comunidade ficam admiradas. Agora está 100%. Melhor que isso aqui, estraga. Muita gente ainda reclama, mas eu valorizo, porque foram muitos anos esperando e agora está feito", aponta.
Paulo Henrique Nascimento da Silva, representante da Associação de Moradores do Bairro Sabiazal, acompanhou de perto a proposta e as votações através da plataforma digital do OPA, que permitiram a participação popular na aplicação do recurso. "É com muita alegria que a gente recebe a inauguração destas duas ruas. Nós, da Associação, junto com a população, ficamos satisfeitos com este sonho realizado. A Associação de Moradores correu junto com a comunidade para conseguir", finaliza.
Obra de R$337 mil
Os dois trechos de calçamento que impactaram a vida de Jean, Francisco, Valdiana Machado, Junior e milhares de habitantes do bairro Sabiazal, em Parnaíba, custaram R$337 mil aos cofres públicos através do OPA para dois trechos de 3,3 mil metros quadrados, compreendendo a Avenida Armando Cajubá e a Rua Maquinista José Pretinho. "Um recurso relativamente pequeno, mas que é de grande impacto para toda a comunidade", destaca Núbia Lopes, secretária de Estado das Relações Sociais.
Washington Bonfim, secretário de Estado do Planejamento, afirma que o OPA dá protagonismo ao povo. Nós, enquanto equipe do governador Rafael, estamos prestigiando a quem mais necessita, fazendo o Governo do Estado do Piauí presente em todo o território", afirma.