O governador Carlos Brandão esteve nessa quinta-feira, 15, em Brasília, acompanhado da comitiva do Governo do Estado, para participar de agendas importantes relacionadas ao turismo e ao meio ambiente. A primeira agenda do dia foi a visita de cortesia à Embaixada da Índia no Brasil. O encontro é parte das ações de estreitamento das relações com o país, dando continuidade às negociações da recente visita internacional, quando participou da premiação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.
O governador dialogou com o embaixador Suresh Reddy e o encarregado de Negócios Suraj Jadhav. Estiveram presentes na comitiva do governo a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Chagas.
Brandão expressou ao embaixador sua gratidão pela recepção do povo indiano quando esteve em missão no país, e falou dos resultados da missão. "Foram dias muito proveitosos na Índia, onde fomos bem recepcionados por todos. Pudemos mostrar as potencialidades do Maranhão e deixamos as portas abertas ao povo indiano para conhecer nossas riquezas. Acredito que este é apenas o início de uma grande parceria entre Brasil e Índia", destacou o governador.
Em seguida, a comitiva maranhense esteve reunida com o presidente do ICMBio, Sr. Mauro Oliveira Pires. Na oportunidade, discutiram sobre as futuras ações para o Parque Nacional dos Lençóis, que agora é Patrimônio Mundial da Humanidade.
Desde a Índia, o ICMBio e o Governo do Maranhão tratam dos detalhes sobre a fiscalização da área, novas regras de visitação e mobilização de toda a comunidade local sobre os desafios impostos para a manutenção da conquista.
O título dado pela Unesco colocou o Maranhão em destaque e aumentou o interesse de turistas do mundo inteiro. O novo momento vai trazer mais responsabilidades na preservação do meio ambiente e na estrutura para toda a região de Barreirinhas.