A Secretaria da Educação (Seduc) recebeu, nesta quarta-feira (14), uma comitiva da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo. A delegação capixaba veio conhecer os procedimentos realizados pelo Ceará no que diz respeito à execução financeira de recolhimento dos encargos e contribuições trabalhistas. Também, às questões ligadas ao aporte para as escolas, e à metodologia de envio de dados ao Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop) do Governo Federal. Os profissionais foram recebidos pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Iran da Silva, e por técnicos das Coordenadorias Financeira (Cofin) e de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip).
Mirella Christ, gerente de Orçamento e Finanças da Secretaria da Educação do Espírito Santo, explica que a intenção da visita foi assimilar novas práticas, a fim de otimizar os processos locais.
“O Ceará é um estado que se tornou referência para nós, por conseguir entregar os dados ao Siop em um prazo bem rápido. Também queríamos saber como o Ceará lida com as mudanças na legislação do Fundeb, que está em constante modificação. Estamos buscando melhorar nossos procedimentos e, com isso, evitar ficar inadimplentes perante o Governo Federal”, explica.