A Câmara Municipal de São Luís realizou um painel em alusão à Semana Nacional da Família nesta quinta-feira (9). O momento segue a Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que este ano tem como tema ‘Família e Amizade – Uma Forma de Vida com Sabor do Evangelho’. Fruto de proposição da vereadora Concita Pinto (PSB), o evento contou com a participação de representantes de instituições religiosas, autoridades e comunidade.
Idealizadora do evento, Concita Pinto destacou a importância do painel para fortalecer os laços familiares e promover valores de amizade e solidariedade. “Este painel é uma oportunidade valiosa para refletirmos sobre a importância da família em nossa sociedade. O tema deste ano nos convida a viver nossas relações com mais amor e compreensão, baseados nos ensinamentos do Evangelho. Minha família é meu alicerce, minha vida, é tudo. Os bons amigos são extensão da família e precisamos ter pessoas com quem contar. Família é união e esse momento é para refletirmos sobre essa união. Agradeço a todos que se dedicaram para tornar este evento possível e espero que possamos sair daqui com novas ideias e inspirações para fortalecer nossas famílias”, enfatizou a vereadora.
A Semana Nacional da Família será celebrada entre os dias 11 e 17 de agosto de 2024, em todo o país. A ocasião especial é para refletir, fortalecer e renovar os laços familiares à luz da fé cristã. O tema deste ano está em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que convida todos os fiéis a viver a fraternidade de maneira concreta e autêntica. O tema ‘Família e Amizade’ chama a atenção para a importância de cultivar relações saudáveis e genuínas dentro e fora do ambiente familiar. A amizade, vista como uma forma de vida com sabor do Evangelho, é um convite a viver o mandamento do amor de maneira concreta, partilhando, apoiando e caminhando juntos na fé e na vida.
O lema ‘Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho’, lembra das palavras de Jesus, que diz em João 15,13 que ‘Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos”. A verdadeira amizade, conforme ensinada por Cristo, é caracterizada pelo amor abnegado, pela confiança mútua, pelo apoio nos momentos difíceis e pela alegria compartilhada nas conquistas.
Representando a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), o deputado estadual Jota Pinto, compartilhou suas impressões sobre o painel. “Uma experiência enriquecedora, que trouxe à tona questões muito importantes sobre como podemos melhorar nossas relações familiares e comunitárias, inspirados pelos valores cristãos. É fundamental que continuemos a debater esses temas e buscar formas concretas de aplicar esses princípios em nosso dia a dia. Uma forma de vida, com o saber do evangelho”, comentou.
O coordenador arquidiocesano da Pastoral Familiar, José de Arimatéia, destacou o impacto positivo que a Semana Nacional da Família pode ter na vida das pessoas, sobretudo em momentos de saúde fragilizada. Relatando sua experiência na luta contra o câncer de pâncreas, pontuou a importância destas duas instituições sociais, destacando que é uma ocasião especial para reflexões sobre o papel central da família em nossa vida e na sociedade.
“Temos nossa família e nossos amigos e passei por um momento difícil, em que esse Deus e esses amigos oraram por mim. A amizade e o amor fraterno são fundamentais para a construção de famílias saudáveis e felizes. Que possamos todos nós levar para nossas casas os ensinamentos discutidos hoje e aplicar no nosso cotidiano”, disse Arimatéia. Ele também falou sobre o trabalho da Pastoral Familiar e conclamou o apoio de todos os segmentos sociais para avanço das ações.
Para o coordenador regional da Pastoral Familiar, Joimar Carvalho, “dentro da família deve-se ter amizade, diálogo, amor e oração, pois, sem isso, essa importante instituição social não caminha”. Ele também agradeceu a sensibilidade da vereadora Concita Pinto em proporcionar este momento para tratar de um assunto tão importante e comum a todos. “Vamos valorizar a família. A igreja trabalha esta singularidade, dentro e fora da congregação, unindo todos por este bem maior”, ressaltou.
O reitor do Santuário da Conceição, padre Elinauro Santos, frisou que “devemos construir pontes que nos liguem e estreitem laços, e, por isso, nos tornamos responsáveis uns pelos outros”. Ele destacou que a família e a amizade são um binômio que não deve ser separado. “Devemos fazer com que estes núcleos se complementem, ou seja, que na família tenhamos amigos e que possamos fazer dos nossos amigos a nossa família”, disse.
O painel foi uma ocasião para reforçar a importância dos valores familiares e proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre como viver o Evangelho em família e na comunidade. O evento deixou uma mensagem de esperança e compromisso com a construção de laços mais fortes e significativos entre os membros das famílias e a sociedade.
Agenda
Durante esta Semana Nacional da Família, paróquias e comunidades em todo o Brasil promoverão uma série de atividades para envolver as famílias e incentivar a vivência do tema proposto. Algumas dessas atividades incluem missas e celebrações eucarísticas, palestras e encontros, dinâmicas e oficinas, momentos de oração e adoração, além de ações de caridade e solidariedade.