A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo (Cepro), divulgou o mais recente Informe Socioeconômico que apresenta dados sobre o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), que mede a exposição da população a riscos sociais, como pobreza e falta de acesso a serviços essenciais.
A metodologia aplicada no estudo é de natureza quantitativa e envolve a análise de dados fornecidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que fornece informações sobre os estados, as grandes regiões e o território nacional.
O estudo destaca como o Estado conseguiu reverter uma situação de vulnerabilidade muito alta para baixa, evidenciando a eficácia de políticas públicas, em particular, as transferências de renda condicionadas. Foram avaliados indicadores sociais e econômicos ao longo das últimas duas décadas, analisando o comportamento do IVS. Ao comparar o Piauí de 21 atrás com a situação atual, o estudo revela uma melhoria significativa no índice.
Quando comparado aos cenários de Brasil e do Nordeste, o Piauí exibe um desempenho positivo em relação à vulnerabilidade social. O estudo também indica que o Estado possui um índice na mesma classificação nacional (baixa) e um índice melhor do que a região Nordeste, resultado do impacto das políticas públicas, demonstrando que, com estratégias bem direcionadas, é possível melhorar significativamente as condições de vida da população.
Acesse o informe na íntegra: Informe Socioeconômico Nº 35