A Paróquia São José do Bonfim, situada na Vila Nova, em São Luís, recebeu a primeira edição do programa “Jornada da Fé”, realizado pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Políticas para as Comunidades (SEC). A paróquia contemplada pelo faz parte da Forania Anjo da Guarda, que também inclui as Paróquias da Penha e São Daniel Comboni.
O evento, realizado no último sábado, 27 de julho, ofereceu uma variedade de cursos, abordando temas como gestão paroquial, elaboração de projetos incentivados e preparação de massa abençoada. Além disso, uma palestra foi dedicada a coordenadores de grupos, movimentos, pastorais e catequistas, com foco no transtorno do espectro autista.
“A palestra foi muito interessante. São coisas que acontecem no dia a dia de uma mãe que a gente nem percebe. Descobri que tenho dois filhos que podem ter TDAH e autismo, mas, com a palestra, pude enxergar as dificuldades que meus filhos têm e, claro, tive a experiência de saber onde posso encontrar ajuda”, destacou Gilvaneide, que participou da palestra sobre neurodiversidade na infância e adolescência.
“Eu participei da Jornada da Fé e do curso Massa Abençoada. Foi um excelente curso, em que pude descobrir várias técnicas de salgados. O professor teve uma didática maravilhosa, que faz com que a gente saia daqui realmente profissional. Parabenizo o governo do Maranhão por este belo projeto”, destacou Jéssica, que se inscreveu no curso Massa Abençoada.
O vigário da Forania Anjo da Guarda, padre Mauro, destacou a iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da SEC. “Este programa tem como finalidade, como objetivo, fazer com que a secretaria esteja junto com as comunidades para perceber a realidade, perceber os anseios, os sonhos, as expectativas do nosso povo”, frisou.
O programa “Jornada da Fé” tem como objetivo capacitar e fortalecer as lideranças paroquiais, fornecendo ferramentas e conhecimentos que beneficiem a comunidade eclesial. Aproximadamente 70 paroquianos da Forania do Anjo da Guarda participaram de formações voltadas ao empreendedorismo, geração de emprego e renda, além de temas atuais que impactam diretamente as missões religiosas desempenhadas pelos leigos, como secretários paroquiais, catequistas, conselheiros paroquiais e agentes pastorais.
“Muito boa a capacitação de vocês, trazendo mais entendimento para as igrejas e mostrando a importância de uma boa gestão para a captação de recursos e, também, a importância dos projetos”, salientou Alessandra Amorim Ramos, da Paróquia Nossa Senhora da Penha.
Representando a Secretária de Políticas para as Comunidades, o secretário adjunto Fabiano Furtado destacou a importância do programa idealizado pela SEC. “Foi um dia muito especial. Agradecemos a Deus pela oportunidade de alinhar nossas ações com as necessidades dos nossos paroquianos. O Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Comunidades (SEC), contribui para o desenvolvimento social das nossas comunidades, gerando oportunidades e melhorando a evangelização dos leigos missionários da Igreja Católica. Agradeço à nossa secretária Dra. Helena Duailibe, uma entusiasta desse programa, pela confiança e pelo apoio contínuo desde a concepção, demonstrando seu compromisso como gestora pública com um olhar sensível às nossas comunidades”, destacou Fabiano Furtado.
Conforme a SEC, o programa contemplará primeiramente as foranias da Arquidiocese de São Luís.