A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), esteve, nessa terça-feira (23), como Ônibus Lilás em Sussuapara, no sul do Piauí. O atendimento foi realizado na Escola São Sebastião, localizada na rua Joaquim Pereira Leal, nº 1006, no Centro da cidade, com a oferta de serviços voltados para a proteção e empoderamento das mulheres. Nesta quarta-feira (24), a unidade já está em Picos, com as ações do programa.
Entre os serviços disponibilizados estão orientações detalhadas sobre a Lei Maria da Penha, registro de boletins de ocorrência (B.O.), emissão de novo RG e atendimentos psicossociais. Em cada ação, a equipe do Ônibus Lilás apresenta também o protocolo “Ei, mermã, não se cale”, que é fundamental para orientar as mulheres sobre a rede de atendimento disponível para as vítimas de violência. Esse protocolo é uma peça-chave na prevenção e combate à violência doméstica, proporcionando às mulheres informações e acesso aos recursos necessários para enfrentar e superar situações de abuso.
A coordenadora Municipal de Mulheres de Sussuapara, Maria Ruberlândia Araújo, informou que o evento contou com a presença de 70 pessoas, que puderam usufruir de diversos serviços gratuitos. “A importância desse evento para o nosso município é imensurável, pois reforça o nosso compromisso com a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento feminino por meio de serviços gratuitos. Conseguimos proporcionar apoio às mulheres da nossa comunidade abordando questões como saúde, bem-estar e direitos sociais”, conta a gestora.
A moradora de Sussuapara Maria Luisa expressou satisfação com o evento, destacando que seus filhos tiveram atendimento psicológico e que o suporte recebido foi essencial para entender seus direitos e reconhecer diferentes formas de violência.
Neste mês, o projeto já beneficiou diversas cidades, começando pelo Quilombo Brejo Grande, em Regeneração, seguido por Teresina e Piracuruca. Entre 18 e 21 de julho, o Ônibus Lilás esteve em Piripiri, integrando as atividades do Pirifolia. No dia 22 de julho, a ação chegou a Inhuma, e após Sussuapara, seguiu para Picos, nesta quarta-feira (24); e depois vai para São Raimundo Nonato, no dia 25, e Dirceu Arcoverde, no dia 26. Encerrando o mês de julho, o ônibus estará em Oeiras nos dias 30 e 31, atendendo às comunidades quilombolas Canadá Corrente, Cantinho Corrente, Queiroz e Canto Fazenda Frade.