Em duas ocorrências distintas, nesta segunda-feira (22), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) recuperou fios furtados em Fortaleza. Em uma das situações, um adolescente foi apreendido com uma caminhonete e com cabos. Na outra, a recuperação dos fios contou com apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS).
No bairro Boa Vista – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza, a composição da PMCE foi acionada por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), para atender a uma ocorrência de furto de fios. Na via, um adolescente de 16 anos, com histórico de atos infracionais análogos aos crimes de roubo e roubo de veículo, foi abordado em uma caminhonete, com cerca de 40 metros de fios. O material apreendido, o veículo e o adolescente foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi registrado um ato infracional análogo ao crime de furto.
No bairro Centro (AIS 4), a PMCE foi acionada pela Ciops/SSPDS para outra ocorrência de furto de fios, visualizada pelo Nuvid/Ciops/SSPDS. Os policiais militares foram ao ponto indicado pelo Núcleo e encontraram cerca de cinco metros de fios. O material foi apreendido. Durante a ocorrência, um homem também foi conduzido pela PMCE. Um procedimento foi instaurado no 34º Distrito Policial, unidade da PCCE, que apura a situação.
A SSPDS destaca também que os crimes de furto ou roubo de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações atenta contra a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública. Além desses, outro crime associado ao delito é o de receptação, quando os materiais são comercializados clandestinamente a terceiros.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncias”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico:https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.