A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) recebeu, nesta quarta-feira (17), os representantes de órgãos locais e nacionais para alinhamento do plano operacional dos eventos do G20, que estão sendo realizados em Fortaleza. Com foco nas estratégias para reforço de policiamento e para garantia da segurança para receber ministros de outros países que virão para o G20, este é o terceiro encontro que ocorreu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
O encontro foi norteado pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS) e aconteceu no Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC/SSPDS) de forma presencial , com a presença de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e da Fraport. Além da participação remota de representantes do Ministério das Relações Exteriores e do Centro Integrado de Inteligência do Nordeste.
Representando as Forças de Segurança do Ceará, estiveram presentes servidores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS) e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic/SSPDS). Além de representantes da da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Secretaria de Segurança Cidadã de Fortaleza, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Sob a presidência do Brasil, o G20 realiza, entre junho e outubro deste ano, encontros de Grupos de Trabalho (GTs). O Ceará receberá eventos sobre educação, economia e empregabilidade, no Centro de Eventos do Ceará. O fórum do G20 é formado pelas maiores economias do mundo. Os alinhamentos foram realizados para coordenar e integrar ações de segurança que irão garantir um ambiente seguro e pacífico durante esses encontros.