Visando reforçar a segurança dos foliões, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apresentou, nesta terça-feira (16), o planejamento operacional para o Fortal 2024, que acontece nos dias 18 a 21 de julho de 2024, em Fortaleza. O entorno do evento contará com o reforço total de 885 profissionais das Forças de Segurança do Ceará, nos quatro dias de evento. As informações foram repassadas em coletiva de imprensa, em um hotel no bairro Moura Brasil, em Fortaleza.
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) contará com o apoio de 781 policiais militares, distribuídos nos dias do evento. Serão empregadas no entorno do evento equipes do 1º Comando Regional da Polícia Militar (1º CRPM) e dos comandos de Policiamento Especializado (CPE), da Polícia de Choque (CPChoque) e do Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio); dos Batalhões de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), de Policiamento Turístico (BPTur) e de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE). As rondas também serão realizadas por policiais militares a pé e sobre cavalos, com composições do Regimento de Polícia Montada (RPMont). O policiamento também será reforçado em terminais de ônibus da Capital.
Para os trabalhos da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) serão destinados, no total, 48 policiais civis, de quinta (18) a domingo (21). Haverá um Posto Avançado da PCCE dentro do evento para o registro de Boletins de Ocorrência (BOs) e de Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs). As ocorrências com flagrantes serão encaminhadas para o 15º Distrito Policial (15º DP), que funcionará como polo plantonista exclusivo para as ocorrências relacionadas ao evento. As Delegacias da Criança e do Adolescente (DCA), de Defesa da Mulher (DDM) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), unidades especializadas e plantonistas da PCCE, também estarão disponíveis para possíveis atendimentos específicos. O registro de Boletim de Ocorrência, a depender da situação, também pode ser feito via Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo).
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) disponibilizará 48 bombeiros militares para atuar nos quatro dias do Fortal. Eles contarão com uma viatura de combate ao incêndio, uma viatura de resgate e uma viatura de comando. Já a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) contará com oito profissionais.
O evento também terá 45 brigadistas civis, 600 seguranças privados, 480 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), 208 profissionais da Guarda Municipal de Fortaleza, além de 112 colaboradores da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
Durante os quatro dias de evento, um espaço de acolhimento para mulheres e para o encaminhamento de ocorrências por importunação sexual estará disponível das 19 às 04 horas. No local, ações educativas sobre ocorrências de homofobia, lgbtfobia ou de gênero também serão realizadas. Policiais militares, lotados no Comando de Proteção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE, e policiais civis reforçarão as ações no Posto Avançado.
Para facilitar a recuperação de aparelhos celulares em caso de perda, furto ou roubo, um estande do Programa Meu Celular será disponibilizado durante o evento. O intuito é cadastrar os celulares no sitewww.meucelular.sspds.ce.gov.br, disponibilizado pelo Governo do Ceará. É importante ressaltar que durante os quatro dias de evento ocorrerá a buscas e revistas na saída dos foliões. O intuito é coibir ações criminosas no evento.
Estiveram presentes na coletiva representantes da SSPDS e de suas vinculadas: o delegado Harley Filho, coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS; o coronel Kilderlan Nascimento, coordenador da Coordenadoria Geral de Operações (CGO) da PMCE; o delegado Alexandre Ferraz, do Departamento Técnico Operacional (DTO) da PCCE; e o coronel Anderson Viana, comandante do Comando de Bombeiros da Capital (CBC) do CBMCE.