Saúde Saúde
Policlínica Regional em Maracanaú realiza capacitação em TEA para profissionais de oito municípios cearenses
Em uma iniciativa inclusiva, a Policlínica Regional em Maracanaú, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está realizando várias capacitaçõ...
05/07/2024 17h33
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará

Em uma iniciativa inclusiva, a Policlínica Regional em Maracanaú, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está realizando várias capacitações em TEA para as equipes multiprofissionais dos municípios da Área Descentralizada de Saúde (ADS) de Maracanaú. As capacitações acontecem até o final do mês agosto e incluem cursos nas áreas de intervenção precoce, reabilitação, integração sensorial e tecnologias assistivas.

“Nosso Núcleo de Estimulação Precoce (NEP) atende crianças até seis anos de idade. Precisávamos, portanto, garantir que esses pacientes continuassem com os acompanhamentos nos municípios de origem, após essa idade. Idealizamos essa capacitação com cursos essenciais para o tratamento e acompanhamento dessas crianças com TEA”, explica Jordânea Ponte, diretora-geral da Policlínica Regional em Maracanaú.

– Texto

O pequeno Mateus Freitas (7), que é portador de TEA, nível 2 de suporte, iniciou seu acompanhamento no NEP de Maracanaú aos 5 anos. “Mateus é uma criança encantadora e chegou ao NEP com atrasos graves na cognição e na fala. Além disso, apresentava elevada seletividade alimentar, o que poderia ocasionar desnutrição e uma série de outras complicações decorrentes dessa condição. Em pouco mais de um ano, nossa equipe conseguiu fazê-lo evoluir na fala, na leitura, na escrita e no comportamento”, ressalta a terapeuta ocupacional do Núcleo, Fernanda Cardia Moura.

A autônoma Darlanny Freitas (33), mãe do Mateus e residente em Pacatuba, está feliz com a possibilidade de o filho ser atendido no próprio município. “Sou muito grata à equipe do NEP por tudo que fizeram e ainda fazem pelo desenvolvimento do meu filho”, diz.

A fisioterapeuta do Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Redenção, Ivamara Porto, é uma das profissionais inscrita nas capacitações realizadas pela Policlínica. “Já consegui concluir os cursos de reabilitação e de estimulação precoce e iniciei a capacitação em TEA. Estava muito ansiosa por essa oportunidade. As crianças com Transtorno do Espectro Autista lotaram os consultórios depois da pandemia e nós, profissionais, precisávamos muito desses novos conhecimentos”, afirma.

NEP atende 196 crianças mensalmente

O Núcleo de Estimulação Precoce (NEP) da Policlínica Regional em Maracanaú foi inaugurado em dezembro de 2022 e atende atualmente 196 crianças de zero a seis anos, provenientes de oito municípios: Acarape, Barreira, Guaiúba, Maranguape, Maracanaú, Pacatuba, Palmácia e Redenção. Com equipe multiprofissional especializada em habilitação/reabilitação física, motora e intelectual, o serviço tem um papel relevante para o tratamento de crianças com síndrome de Down, paralisia cerebral, transtorno do espectro autista (TEA), entre outros atrasos no neurodesenvolvimento psicomotor.