De acordo com o presidente da ZPE Ceará, a principal meta da nova gestão será avançar e diversificar os projetos de investimento em área de ZPE, de modo a gerar ainda mais oportunidades para a população cearense. “O desafio é seguir avançando em cima de uma base sólida já construída pelas antigas gestões, para que possamos efetivamente usar esse grande diferencial do nosso Estado, que é ter a maior Zona de Processamento de Exportação em operação no Brasil, para ampliar, ainda mais, o emprego e a renda via o desenvolvimento econômico do Estado, como prega o nosso governador”, destaca Fábio Feijó.
“Agradeço ao governador Elmano de Freitas pela confiança em mim depositada para assumir esta importante missão à frente da ZPE Ceará. No período de atuação na SDE, tive a oportunidade, sob a importante liderança do secretário Salmito Filho, a quem agradeço pela oportunidade de debutar no setor público, de interagir com temas ligados às energias renováveis, ao hidrogênio verde e ao desenvolvimento que passa pelo Pecém. São assuntos que me fascinam e têm tudo a ver com a minha trajetória profissional, a qual foi majoritariamente construída na iniciativa privada e dentro de complexos industriais”, completa.
Fábio Feijó estava à frente da secretaria executiva de comércio, serviço e inovação da SDE desde de março de 2023, onde foi responsável por estratégias para criar e gerenciar um ecossistema de inovação no Estado do Ceará, por meio da atração e do desenvolvimento de empresas de tecnologia locais, vinculando as universidades e os setores público e privado.
“A ZPE é peça chave para o Complexo do Pecém e para o Ceará. Damos as boas-vindas ao Fábio com a certeza de que ele usará sua experiência e expertise para seguir com o bom trabalho que vem sendo feito na gestão desse instrumento que é tão importante para a economia do Estado. Vamos atuar juntos para gerar mais oportunidades aos cearenses, especialmente no processo de transição energética”, ressalta Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém.Fábio Feijó é tecnólogo com certificação executiva em liderança pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT Sloan School of Management, em Cambridge, nos Estados Unidos. Sua vasta experiência perpassa pelos mercados de inovação, automação e reestruturação de processos nos setores de transporte de passageiros, logística, consultoria, mineração e siderurgia.
Com passagem por empresas de tecnologia, consultoria e mineração, incluindo 12 anos de atuação na Vale S.A., liderou áreas de suprimentos, compliance, padrões globais e centro de serviços compartilhados no Brasil, Austrália, Nova Caledônia, Indonésia, Omã, Moçambique e Canadá.
Recentemente, foi executivo na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), onde atuou à frente da gestão dos maiores contratos da empresa com sua rede de fornecedores, além de conselheiro independente e business advisory de inovação em institutos tecnológicos e para empresas fintechs e edtechs.
No setor público/terceiro setor, foi cofundador do Programa PODE – Pontes de Oportunidade para o Desenvolvimento, que objetiva gerar emprego e renda no semiárido do Ceará. Os pilares de construção do PODE foram pautados nas “quatro hélices” síncronas de desenvolvimento – governança pública, academia, terceiro setor e iniciativa privada.