Geral Maranhão
AGEM e CEPDECMA discutem ações focadas para Região Metropolitana da Grande São Luís
Entre as pautas debatidas estava conhecer a atuação da Defesa Civil com recorte específico para os municípios da Região Metropolitana.
15/06/2024 11h26
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

A Agência Executiva Metropolitana (AGEM) está em permanente busca de parcerias estaduais e municipais para ampliar os resultados positivos de suas ações, e para isso, o presidente Leônidas Araújo participou de uma reunião com o major QOCBM Fernando Fernandes de Almeida, responsável pelo Departamento de Gestão de Riscos e de Desastres da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (CEPDECMA). 

Entre as pautas debatidas na visita técnica estava conhecer mais detalhadamente a atuação da Defesa Civil com recorte específico para os municípios que compõem a Região Metropolitana, no que se refere à gestão e gerenciamento de riscos nas atividades de prevenção, mitigação, resposta e recuperação. Dessa forma, a visita objetivou, também, a realização de parcerias para a geração de dados e informações voltados para ações de planejamento dos municípios que compõem a região Metropolitana. “É importante que a AGEM tome conhecimento dessas iniciativas, pois, assim, podemos trabalhar de forma colaborativa e levar benefícios mais amplos a um número maior de pessoas”, explicou Leônidas Araújo. 

A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão está vinculada ao Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), comandado pelo coronel Célio Roberto, e atualmente tem dado apoio dentro e fora do país nas missões de salvamento e auxílio em grandes desastres. “Nossos trabalhos são desenvolvidos de forma técnica e meticulosa, o que faz de nossa coordenação uma das melhores e mais atuantes na defesa civil do Brasil”, destaca o coronel.

A Agem é um órgão do Governo do Estado responsável por desenvolver projetos para as 13 cidades da Região Metropolitana da Grande São Luís (Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Raposa, Rosário, Santa Rita, São José de Ribamar e São Luís).

Prática
Além de conversarem sobre as ações desenvolvidas, o presidente Leônidas Araújo conheceu parte das instalações do CEPDECMA, com explicações do organograma de cada unidade administrativa. Assistiu, ainda, à uma explanação técnica sobre as atividades operacionais de monitoramento e alertas de desastres naturais da Sala de Situação, abordando a metodologia do trabalho e o processo de integração das informações disponíveis de tempo e clima, para as áreas de risco de ocorrência de desastres nos municípios prioritários do Maranhão, que a partir da análise multidisciplinar desses dados é feita uma avaliação para emissão de alertas.

CEPDECMAA
Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão é o órgão responsável por coordenar as ações de proteção e defesa civil em todo o estado. Sua atuação tem o objetivo de reduzir os riscos de desastres, através das ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, e se dá de forma multissetorial e em sintonia com o governo federal e com os municípios - com ampla participação da comunidade.

Entre as suas competências estão, identificar e mapear as áreas de risco e realizar estudos de identificação de ameaças, suscetibilidades e vulnerabilidades, em articulação com a União e os Municípios; realizar o monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico das áreas de risco, em articulação com a União e os Municípios; apoiar a União, quando solicitado, no reconhecimento de situação de emergência e estado de calamidade pública; declarar, quando for o caso, estado de calamidade pública ou situação de emergência; promover as capacitações de Agente em Proteção e Defesa Civil nos municípios e também para os outros órgãos que compõem o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil; apoiar, sempre que necessário, os Municípios no levantamento das áreas de risco, na elaboração dos Planos de Contingência de Proteção e Defesa Civil e na divulgação de protocolos de prevenção e alerta e de ações emergenciais.