A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio do Observatório de Dados PI, divulgou, nessa sexta-feira (7), um conjunto abrangente de dados sobre o desenvolvimento social no Piauí. As informações, organizadas por temas específicos, visam facilitar o acesso e a análise da realidade piauiense pela população.
Na área de esportes, o conjunto de dados inclui informações sobre o programa bolsa atleta, estrutura escolar, atividades físicas, adoção ao Sistema Nacional de Esporte, projetos e ações no tema e Lei de Incentivo ao Esporte.
Na área da juventude, os dados tem foco em programas de incentivo e apoio ao trabalho, com informações sobre aprendizagem profissional, bolsas e auxílios pagos, taxas de ocupação e sub ocupação, além de mortalidade entre jovens de 15 e 29 anos.
No tema assistência social, abordam-se as violações de direitos com crimes contra grupos minoritários, o quantitativo de famílias no CadÚnico por faixa de renda, as características das unidades de acolhimento e as internações de idosos no SUS.
No setor de desenvolvimento social, a abordagem tem duas frentes: uma voltada ao suporte de grupos étnicos diversos, com a distribuição e as características desses grupos. Na outra frente, há dados sobre a relação entre empresas e pessoas ocupadas em atividades sociais, agricultura familiar e aquisição de alimentos, além da taxa de desocupação geral.
Já o grupo de enfrentamento às drogas traz informações sobre mortalidade, internações e benefícios concedidos para aqueles que sofrem com a dependência química, assim como as características das unidades de acolhimento.
Por fim, os dados da população indígena agrupa informações sobre a distribuição nos territórios e municípios, a inclusão em benefícios sociais com Bolsa Família e BPC, resultados de morbidade hospitalar e a pirâmide etária por gênero.
DadosPI
O Observatório de Dados do Piauí (DadosPI) é uma ferramenta de mapeamento e visualização de dados públicos que visa o aprimoramento da gestão e o fortalecimento da prática de decisões baseadas em evidências. Destaca-se a apresentação do catálogo de dados socioeconômicos, com mais de 500 bancos de dados e 8 mil variáveis. Essas informações serão essenciais para decisões assertivas e a construção de estratégias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Plano Piauí 2030.
O DadosPI se somam às iniciativas do Modelo de Gestão Estadual Avançada (MGE), reforçando o compromisso do Governo do Estado em fortalecer as práticas de gestão e governança, assegurando que as entregas de bens e serviços sejam realizadas dentro do prazo pactuado entre o governo e a sociedade civil.