Com o objetivo de conectar os jovens piauienses ao mundo do trabalho, a Secretaria da Educação (Seduc) tem apostado em novos cursos de educação profissional, técnica e tecnológica. Dois deles são os Cursos Técnicos em Energias Renováveis e Hidrogênio Verde que possuem 1.632 estudantes matriculados em 44 centros educacionais do Estado.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, explica que a iniciativa faz parte do programa Seduc TEC, que oferece educação profissional aliada ao ensino de tempo integral. São 43 escolas que possuem a oferta do Curso de Energias Renováveis no Piauí e oCentro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Chagas Rodrigues, em Parnaíba, foi a primeira a receber o Curso de Hidrogênio Verde, que será implantado em mais dois centros educacionais de Teresina em 2025.
“Esse é o modelo educacional comprovadamente eficaz que proporciona aos estudantes Seduc o ensino regular e uma profissão conectada com as vocações naturais do Piauí. O Curso de Energias Renováveis explora ideias inovadoras utilizando fontes de energias como a eólica, a hídrica, a solar e o hidrogênio verde”, explica o gestor.
O Piauí está na vanguarda da busca por fontes alternativas de produção energética que não emitem dióxido de carbono, contribuindo para o combate ao aquecimento global e às questões do efeito estufa.
Atualmente, o estado possui o maior parque de energia eólica em operação na América Latina. Localizado nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio, o Complexo Lagoa dos Ventos possui 230 turbinas eólicas em atividade. Além disso, no segmento de produção de energia fotovoltaica (solar), mais de 50 empreendimentos estão em operação.
Em dezembro de 2023, o Governo do Piauí e as companhias europeias Green Energy Park e Solatio lançaram as pedras fundamentais dos dois maiores projetos de hidrogênio verde (H2V) do mundo. O investimento é de R$ 200 bilhões ao longo dos próximos anos, com geração de mais de 20 mil empregos nesses projetos. Serão mais de 20GW de potência gerados.
“A proposta dos Cursos Técnicos em Energias Renováveis e Hidrogênio Verde é conectar os estudantes piauienses com essa gama de possibilidades que se abrem com a chegada e o fortalecimento de investimentos nas áreas de geração de energia limpa. O Piauí está se tornando uma referência mundial e os nossos jovens devem fazer parte disso”, destacou Washington Bandeira.
No momento em que o mundo discute como mitigar o impacto das mudanças climáticas já em curso, a transição energética ganha enorme relevância. Nesse contexto, o Piauí lidera a discussão com o setor, alinhando a oferta de cursos à demanda das empresas, proporcionando um ecossistema favorável ao desenvolvimento de uma temática tão importante para um mundo mais sustentável.