Hoje dia 08 de Abril de 2024, a cidade de Coroatá no estado do Maranhão, completa 104 anos de emancipação política. A sua atual gestão é feita pelo prefeito Luís da Amovelar Filho.
História
Os primeiros habitantes do município foram os portugueses e, a eles, juntaram-se mais tarde habitantes de zonas vizinhas. A cidade de Coroatá originou-se de “paios” (espécie de posto) de fazendeiros e de visitantes, especialmente do Mearim. Com o progresso do povoado, chegaram novos imigrantes destacando-se os sírio-libaneses, que, desenvolvendo o comércio, contribuíram na independência da localidade.
Em 1943 foi criada a Vila Coroatá, sendo este território desmembrado do município de Caxias e de Itapecuru-Mirim. Após 77 anos, Coroatá foi elevada à categoria de cidade, sendo assim seu aniversário comemorado no dia 8 de abril de 1920.
Primeiramente, a cidade chamava-se Coroatá Grande e ficava localizada às margens do Igarapé Grande, afluente do rio Itapecuru. Mais tarde os habitantes transferiram-se para a margem oposta, onde foi edificada a cidade.
O topônimo, de origem indígena, provém de uma planta conhecida como coroatá-açu. A privilegiada localização, banhada pelo rio Itapecuru e a ligação ferroviária com Teresina e, em seguida, com São Luiz, foram fatores preponderantes para o desenvolvimento do município.
Hino de Coroatá
O hino coroataense foi oficialmente apresentado no dia 9 de novembro de 2012, durante sessão da Câmara Municipal de Coroatá. A música e letra é de autoria do Coroataense, cantor e compositor José Carlos Silva, de nome artístico "Daffé".
Educação
No ensino superior, Coroatá conta com um campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Faculdade Do Maranhão (FACAM).
Conta também uma unidade de ensino médio técnico em tempo integral do IEMA.
Hoje dia 08 de Abril de 2024, a cidade completa 104 anos de emancipação política