Regularidade no abastecimento e aumento da pressão da água na rede de distribuição: esses são os principais benefícios para a população de Santa Rosa do Piauí, a 270 quilômetros de Teresina, após investimentos do Governo do Estado e da Agespisa, na ordem de R$ 500 mil.
Com a conclusão da obra do novo reservatório elevado com capacidade para 75 mil litros de água, a companhia interligou a estrutura a dois poços do sistema da cidade. Com vazão total de 58 mi litros por hora, os poços estão conectados ao reservatório por meio de duas adutoras de 75 e 150 mm.
Também foram implantados 241 metros de rede de distribuição de água, com tubulações de 100 mm, para fornecer água do reservatório por meio do sistema já existente. Esses serviços foram realizados em parceria com a prefeitura municipal, que executou as escavações, aterramento e reposição do calçamento.
Com os investimentos, toda a cidade está sendo beneficiada com maior regularidade e volume da água na rede, principalmente as partes altas dos bairros Santo Antônio, Tanque, Barrada, Pé da Serra e Fazenda e as partes baixas do Centro, Baixa Fria, Berlenga e Matadouro.
“O novo reservatório localizado em uma área elevada do Centro permite que a água chegue a bairros altos onde havia dificuldade de abastecimento. Com o aumento da pressão na rede, os moradores estão recebendo água forte nas torneiras”, ressalta o superintendente sul da Agespisa, Gesiel Cruz.