Solenidade marcou início de três dias de seminário de alinhamento para mais de mil profissionais da educação
Ações de reforço à rede estadual de educação são prioridade para o Governo do Ceará. E na noite desta quarta-feira (21) deu-se início a mais uma etapa. Resultado de seleções e eleições escolares que aconteceram no ano passado, tomaram posse 754 diretores escolares em cerimônia no Cineteatro São Luiz.
Para além da posse de novos diretores, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE), em parceria com o Instituto Unibanco, realiza, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, o “Seminário de Diretores – Aprendizagem com equidade: construindo uma escola plural, inclusiva e acolhedora”, em Fortaleza, com o intuito de fortalecer, cada vez mais, a educação cearense e seus gestores.
“Neste seminário iremos discutir termos que estão relacionados ao dia a dia das escolas. E, é necessário que todos os diretores e diretoras estejam alinhados quanto a esses assuntos. Nossa expectativa é que os diretores retornem às escolas motivados e com ideias inspiradoras, pois estamos sempre em uma busca contínua de uma melhor educação”, explanou a secretária-executiva da Seduc, Jucineide Fernandes.
Participam do seminário cerca de mil profissionais da educação, entre diretores escolares, técnicos das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e da Seduc sede.
A secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela, ressaltou a importância deste momento: “Nós temos um time valoroso, eu costumo dizer, um time aguerrido, um time que realmente acredita na educação, na oportunidade para a nossa juventude”.
E completou, a respeito do quadriênio: “Minha expectativa é que vamos avançar. Estou aqui com muita esperança de uma educação cada vez melhor, junto com o nosso time”.
Marcelo Henrique, de 35 anos, é um dos diretores que tomou posse nesta quarta-feira (21). Professor de História desde 2010 e coordenador escolar desde 2013, leva consigo a alegria de poder entregar à sua comunidade uma educação melhor e uma escola acolhedora.
“Tomo posse como diretor da escola que fica no bairro onde eu moro, onde eu nasci e me criei, no Jardim Iracema, aqui em Fortaleza. Então, é uma emoção muito grande pra mim estar contribuindo, não somente para a educação do bairro onde eu cresci, mas também para a educação do nosso estado, o Ceará”, ressaltou o diretor.
Marcelo passa a ser diretor da EEMTI Professora Balbina Jucá de Albuquerque, a escola que teve o maior crescimento no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) em Fortaleza. “Crescemos 61 pontos em Língua Portuguesa e 48 pontos em Matemática. Então, isso é fruto do nosso trabalho, fruto do trabalho dos professores da escola, da nossa comunidade, dos nossos alunos. Estar aqui sendo empossado diretor é um motivo de grande satisfação, muito orgulho e que dá mais motivação para continuar trabalhando pela educação cearense”.
Quem também traz esse sentimento de comunidade muito forte é a nova diretora da Escola Indígena Jenipapo-Kanindé, Carline Alves, que agora é diretora da escola em que foi aluna. “Eu entrei na Educação em 2005 como voluntária, acompanhando os professores. Gostei da área, me tornei professora da escola, depois lutei para ser secretária da escola e hoje estou como gestora. Fui subindo os degraus na minha trajetória”, contou Carline.
“Esse momento aqui é muito importante para a gente, principalmente das escolas indígenas. A cada dia a gente está fortalecendo, vivenciando dentro da nossa comunidade o convívio da nossa cultura junto à educação, para a gente estar sempre passando de geração para geração”, enfatizou a nova diretora, orgulhosa de suas raízes.
Apesar de um grande desafio, Carline está confiante para os próximos anos de trabalho. “Nós continuaremos avançando, buscando trabalhar algumas coisas que precisam melhorar e assim continuar conseguindo vários resultados como os desse ano, em que 100% dos alunos estão alfabetizados”, concluiu. Na Educação Indígena, a rede estadual oferta não apenas Ensino Médio, mas também Ensino Fundamental.