A Prefeitura de Água Branca vem a público esclarecer que o processo de evisceração dos animais no Matadouro Municipal é realizado de forma legal, responsável e seguindo todas as normas estabelecidas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para os Produtos de Origem Animal, conforme recomendado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
Desde a chegada dos animais até o envio do produto final, são aplicados rigorosos protocolos de inspeção, que são coordenados pela médica veterinária e responsável técnica pelo Matadouro Municipal, Dra. Ana Paula Alexandrino.
Ao tempo em que a Prefeitura repudia a divulgação irresponsável de um vídeo que mostra apenas uma parte do processo como se fosse todas as etapas, levando informações inverídicas para a população, reafirma seu compromisso com a verdade e com o bem-estar de todos.
Desta forma, a Prefeitura de Água Branca reitera o compromisso com a saúde pública, segurança alimentar e o bem-estar animal, além de destacar a importância de seguir todas as normas e regulamentos do setor, tendo feito investimento de R$ 300 mil com recursos próprios, em melhorias no Matadouro Municipal, adquirindo uma câmara fria e ampliando o local, para garantir que os consumidores recebam alimentos seguros e saudáveis.
Entenda o caso:
Em uma denúncia enviada com exclusividade a Rede de Rádios Verdes Campus Sat e ao portalverdescampus.com.br, o vereador Adail do Comércio relatou a situação insalubre, precária e a falta de estrutura do Matadouro Público Municipal de Água Branca-PI, cidade localizada há aproximadamente 103 km de Teresina.
Nas imagens feitas, é possível ver vísceras e até fezes de animais que são abatidos no local, além de sangue pelo chão do estabelecimento.
Imagens de outro vídeo gravado pelo vereador mostram as baias onde animais ficam aguardando ao abatimento. É possível observar buracos nos locais, algumas baias não possuem portões e sem a mínima estruturação para uso.
Nas imagens gravadas, é possível ainda verificar mais quantidade de sangue de animais espalhados pelo chão do local, peles, vísceras e até ossos de animais abatidos.