Geral Maranhão
Empresas juniores da Uemasul conquistam prêmios Maranhão Júnior 2024
A premiação Maranhão Júnior (Maju 2024) teve como propósito reconhecer o trabalho notável das empresas juniores que se destacaram em 2023, e instit...
02/02/2024 12h41
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

Três empresas juniores da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) foram premiadas pela Federação Maranhense de Empresas Juniores, em São Luís (MA). A premiação Maranhão Júnior (Maju 2024) teve como propósito reconhecer o trabalho notável das empresas juniores que se destacaram em 2023, e instituições que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do movimento de empresas juniores no estado.

A Uemasul recebeu durante a solenidade de premiação, um certificado de reconhecimento da Federação Maranhense de Empresas Juniores, pela contribuição ao setor, promovendo o fortalecimento do ecossistema empreendedor entre os acadêmicos. A cerimônia premiou as iniciativas que alcançaram suas metas e também se destacaram em aspectos específicos como crescimento, inovação e colaboração, contemplando ao todo oito categorias de reconhecimento: Case de sucesso; Premiação primeira classe; Conselheiro do ano; EJ engajada; EJ’s que saíram do zero em janeiro de 2024; EJ’s que bateram meta de alto crescimento; EJ colaborativa e EJ inovadora.

“Os prêmios foram frutos de pessoas que se dedicaram ao máximo em cada fechamento de contrato, na elaboração dos projetos e na busca de inovações para agregar a nossa EJ”, destacou a presidente da Ejcon, Ana Beatriz Ricardo Cardoso. Além do esforço dos acadêmicos, a direção acredita ainda na troca de conhecimento entre empresas juniores. “Esse contato foi bastante importante para alcançarmos nossas metas, porque além de trazer benefícios para cada, faz com que possamos trocar insights com objetivo de desenvolver novos serviços, ajustar nossas estratégias de negócio e muito mais”, disse Ana Beatriz.

A empresa dos acadêmicos do curso de engenharia civil bacharelado, Civirmita Jr, conquistou os prêmios de  “Alto crescimento”, “Colaborativa” e “Inovadora”. A empresa foi criada em 2021, sendo a primeira do campus Açailândia. No portfólio de assistência técnica da EJ estão serviços como projetos estruturais e arquitetônicos, serviços prestados em Açailândia e região.

A empresa júnior de consultoria agrária Ecoagra também se destacou, recebendo prêmios em “Alto crescimento” e “Colaborativa”. Atuante no ramo de assistência técnica, serviços agropecuários e florestais, a EJ foi fundada em agosto de 2020 e reúne acadêmicos dos cursos de bacharelado em engenharia agronômica, engenharia florestal e medicina veterinária do Centro de Ciências Agrárias. O alto faturamento e o crescimento sustentável dentro do cenário empresarial foram fatores determinantes para sua premiação.

A empresa júnior de consultoria Ejcon, do curso de bacharelado em administração do campus Imperatriz, foi reconhecida nas categorias de “Alto Crescimento”, “Colaborativa” e “Case de Sucesso”. A EJ é pioneira. Foi criada em 1995 e mantém um portfólio de serviços que atende pequenas e grandes empresas, com destaque para os projetos de elaboração de plano de negócio e pesquisa de mercado.

A premiação das EJ’s foi comemorada pela gestão superior da Uemasul. O pró-reitor de extensão e assistência estudantil, professor José Milton Lopes, enfatizou o papel das empresas juniores para a comunidade em geral. “Elas as constituem, antes de tudo, uma ação institucional de extensão, que visa a transformação do entorno sociocultural via empreendedorismo técnico-social. São organismos importantes por oportunizar dois direcionamentos: o primeiro relacionado às possibilidades de prestação de serviços, promovendo a otimização de recursos e capacitação profissional e técnica de empreendimentos e organizações da região, o segundo, relacionado à formação profissional de discentes da graduação, que compondo a equipe de uma empresa júnior, estão em um movimento de aprender, de estímulo ao pensamento empreendedor, à criticidade, à postura acadêmica, técnica, científica e ética no mercado de trabalho e na vida”.

As empresas juniores são organizações civis administradas por estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior. Elas têm objetivo de executar projetos e fornecer serviços que promovam o avanço acadêmico e profissional dos membros envolvidos. A Uemasul possui ainda as empresas júnior Multiagro, dos acadêmicos do curso de engenharia agronômica, campus Estreito; e Inovadm Jr. dos acadêmicos do curso de administração, campus Açailândia.