A Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) Praia Grande participou na segunda-feira (29) da auditoria para revalidação e manutenção do selo de Acreditação nível I da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A avaliação foi realizada por auditores do Instituto de Planejamento e Pesquisa para Acreditação de Serviços de Saúde (IPASS), órgão responsável por fiscalizar e manter o processo de acreditação hospitalar. Após o da inteiro de apresentações e avaliações, a unidade de saúde teve o selo de Acreditação Nível I mantido, seguindo assim como o primeiro serviço odontológico da rede pública com a certificação.
Celice Romero de Aquino, avaliadora líder do Instituto de Planejamento e Pesquisa para Acreditação de Serviços de Saúde (IPASS), comentou sobre o amadurecimento da gestão da Sorrir. "O IPASS tem muito orgulho de estar nesse processo. A saúde bucal é um segmento até mesmo dentro do SUS que não víamos tanto investimento. Ficamos muito orgulhosos em fazer parte da acreditação e desenvolvimento dessa unidade, desde o começo. Hoje, ver os conceitos de qualidade, os processos de trabalho em grande amadurecimento e como resultado o atendimento de excelência para população do Maranhão, que é humanizado com melhorias e ações inovadoras que não vemos no Sudeste que tem mais unidades avaliadas. A Sorrir não pensa somente no selo, mas pensa em fazer a diferença na assistência", afirmou.
Entre os principais pontos avaliados, a equipe da Sorrir apresentou resultados e processos sobre segurança do paciente, rastreio de medicamentos, gestão de contratos e autonomia de trabalho. O diretor-geral da Rede Sorrir, Fabrício Saraiva, ressaltou a importância do trabalho de todos os colaboradores.
"Essa etapa foi muito importante e o envolvimento do nosso time. A revalidação só corrobora a qualidade dos serviços prestados. O ponto importante é o início da Certificação 2 e subir de nível, entregando resultado, produzindo ciência e conhecimento, um mérito de toda equipe", destacou Fabrício.
A próxima unidade da Rede Sorrir que vai participar do processo de certificação é a Sorrir de Presidente Dutra. Para conseguir a Acreditação nível 1, a Sorrir Praia Grande cumpriu 80% dos padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.
Sobre a Sorrir
A unidade dispõe de 17 consultórios odontológicos com equipamentos de última geração e profissionais especialistas em diversas áreas de odontologia Saúde e possui cerca de 120 funcionários (diretos e indiretos). O Sorrir oferece atendimento de urgência, emergência, clínico, endodontia, odontopediatria, periodontia, prótese, bucomaxilo, dentística reparadora, estomatologia, implantodontia, ortodontia e PNE. Entre os diferenciais estão atendimentos a pessoa com deficiência, mal de Parkinson, Alzheimer, sequelas ao AVC (acidente vascular cerebral), autismo, entre outros, e o serviço de diagnóstico prévio de câncer bucal.
Há ainda o Sorrir Móvel, serviço odontológico itinerante que disponibiliza duas salas odontológicas, aparelho de raio-x, pia, autoclave para esterilização dos instrumentos utilizados nos procedimentos, refletor odontológicos, além de equipes treinadas para atender a população.
Com mais de 5 anos de serviços, a Sorrir já realizou o total de 213.110 atendimentos, que somam 39.823 atendimentos de urgência e emergência, 7.858 atendimentos a pessoas com deficiência, 22.352 atendimentos clínicos, 29.211 atendimentos de endodontia, 12.384 atendimentos de periodontia, 20.830 próteses, 11.954 serviços de odontopediatria, 18.039 em ortodontia, 34.537 serviços de dentística restauradora, 12.868 atendimentos em bucomaxilo, 1.024 atendimentos em implantodontia e 2.230 em estomatologia.