A Casa de Cultura Josué Montello celebrou 41 anos de dedicação à preservação e difusão da obra do renomado escritor maranhense, Josué de Sousa Montello. Reconhecido nacionalmente, ele deixou um legado literário que enriquece o cenário cultural do Maranhão e do Brasil, preservado nas diversas obras, documentos e outros itens encontrados na instituição. Para marcar estas quatro décadas, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) promoveu, na noite de terça-feira (39), uma intensa agenda cultural, que incluiu apresentações artísticas, lançamento de obra inédita e exposição que reconta a trajetória do autor.
A diretora da instituição, Joseane Souza, destacou o simbolismo da programação em homenagem ao escritor. “Celebrar os 41 anos da Casa de Cultura Josué Montello é, acima de tudo, honrar a memória e a contribuição inestimável deste escritor para a literatura maranhense e brasileira. Esta programação especial é uma forma de manter viva sua história e proporcionar aos visitantes uma imersão na riqueza de sua obra, e importância de sua figura para a cultura do nosso estado”, pontuou.
A agenda teve início com a apresentação artística ‘O reencontro’, interpretada por Linda Barros e Silvana Meneses. Em seguida, houve lançamento do ‘Dicionário de personagens da saga maranhense de Josué Montello’, e a exposição ‘A saga maranhense de Josué Montello e seus personagens’, aberta no evento, e que ficará disponível para os visitantes da casa de cultura ao longo da semana.
Durante a agenda, os visitantes conheceram um pouco mais da vida, obra e memória do escritor maranhense. A agenda reafirma o compromisso da instituição em promover a cultura, a literatura e a preservação do patrimônio cultural do Maranhão.
O evento proporcionou aos visitantes uma imersão única na riqueza da obra de Josué Montello, consolidando a Casa de Cultura como um espaço indispensável para os amantes da literatura e da cultura maranhense.
Para João Pedro, o momento foi uma oportunidade única de se reconectar com a obra de Montello. "A Casa de Cultura Josué Montello sempre nos surpreende com eventos que valorizam a cultura local. Essa celebração de 41 anos foi especialmente marcante e mostra a importância deste grande autor maranhense para as gerações presentes e futuras", afirmou.
Antônia Maria, por sua vez, ressaltou a diversidade das atividades oferecidas. "A programação trouxe para nosso conhecimento e reconhecimento, a trajetória literária do escritor, proporcionando uma experiência completa. Acredito que eventos como esse são fundamentais para manter viva a memória de nossos grandes escritores", disse.
Expressando satisfação com as opções que a casa de cultura oferece, Clara de Jesus disse que visitará mais vezes. "Fiquei encantada com a programação e com a beleza do espaço. É emocionante ver a dedicação em preservar a história e a obra de Josué Montello. Voltarei novamente”, enfatizou.
A Casa de Cultura Josué Montello surgiu a partir de uma doação, feita pelo próprio escritor, em 14 de março de 1983. O acervo da instituição inclui obras bibliográficas, documentais e museológicas.
Josué de Sousa Montello era jornalista, professor, teatrólogo e escritor maranhense, de renome nacional.