Em mais um sábado de Pré-Carnaval na Avenida Beira-Mar, o Governo do Maranhão, além de levar diversas atrações culturais gratuitas para a população, garantiu uma renda extra para diversas famílias. Beneficiários do programa Mais Renda estão aproveitando a folia para faturar. E, pensando nos catadores que trabalham ao longo do circuito recolhendo latinhas, foi lançado o projeto Recicla Folia, criado para valorizar o trabalho desses profissionais.
A programação de Pré-Carnaval tem como principal aspecto a valorização dos artistas maranhenses, que aproveitam o período para se aproximar ainda mais do público. Na edição desse sábado (27), o cantor Paulinho Melodia abriu a folia. Em seguida, um cortejo de blocos afros levou para a avenida toda a ancestralidade e beleza da cultura africana.
Os blocos Afro Akomabu, Abibimã, Omnirá, Gdam, Aruanda, Didara, Officina Afro, Netos de Nanã, Afro Juremê, Abyeie Maylô e Aiyê Amadê animaram o público com a sua musicalidade.
A festa seguiu com show da cantora Gisele Padilha, que apresentou um repertório com sucessos do axé e hits de carnavais anteriores. Fechando o sábado, Bia Mar colocou todo mundo para dançar com muito samba.
Mas o Pré-Carnaval do Governo do Maranhão não é espaço apenas para a folia. Tem também conscientização ambiental, geração de emprego e renda para quem está precisando de um dinheiro a mais nesse início do ano.
Pensando nisso foi lançado o projeto Recicla Folia pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). A iniciativa é uma ação de compromisso com o meio ambiente que visa apoiar e valorizar o trabalho dos catadores durante toda a programação carnavalesca em São Luís. Além de garantir um Carnaval mais limpo e sustentável, a parceria promoverá geração de renda ao proporcionar aos catadores nova oportunidade de incrementar seus trabalhos.
O objetivo é promover o descarte adequado de resíduos sólidos como garrafas, latinhas, copos plásticos, papel entre outros. O projeto beneficiará os catadores de recicláveis com distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) como botas, luvas e protetores auriculares, logística, alimentação, além de contentores e caminhão.
As coletas serão realizadas nas centrais de apoio aos catadores, localizadas em pontos estratégicos dos circuitos do Carnaval do Maranhão. A ação está programada para acontecer aos sábados na Beira Mar e aos domingos na Avenida Litorânea.
Pensando em um carnaval mais sustentável, o projeto Recicla Folia também realizará ações educativas e de comunicação para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos. A ação conta, ainda, com o apoio de outros parceiros; a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e a Agência Executiva Metropolitana (Agem).
Os materiais recolhidos serão encaminhados para as cooperativas onde passarão por processo de reciclagem, resultando no reaproveitamento desses insumos. A ideia é dar visibilidade ao trabalho dos catadores de recicláveis e, também, fomentar a geração de renda.
Mais Renda
E quem também está sendo favorecido com o Pré-Carnaval do Maranhão são os beneficiários do programa Mais Renda, que estão no circuito da folia vendendo lanches e bebidas para os foliões. Em 2024, os trabalhadores vão poder garantir uma renda extra nos corredores da folia.
Luziane Gonçalves é uma das beneficiárias do Mais Renda que está vendendo lanche no circuito de Pré-Carnaval. “O período de festas é muito bom porque a gente vende bem mais que no dia a dia. Então, estou aproveitando para fazer uma caixinha”, disse.
Além do Pré-Carnaval, os beneficiários do programa Mais Renda têm espaço garantido em todos os eventos realizados pelo Governo do Maranhão para garantir a inclusão sócioprodutiva, gerar emprego e renda para as famílias do estado.