28 titulares do Conselho Estadual de Saúde do Maranhão (CESMA), além dos seus respectivos suplentes, foram empossados para o triênio 2024-2027. A posse dos conselheiros foi realizada na última segunda-feira (22), na sede do colegiado, em São Luís.
O órgão colegiado formado por representantes do Governo do Estado, dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), dos trabalhadores da área da Saúde e prestadores de serviços, tem como funções formular, fiscalizar e deliberar sobre as políticas de saúde. A eleição dos 28 conselheiros foi realizada em 2023.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou o papel do conselho nas políticas e diretrizes para este setor, e ressaltou o importante espaço de diálogo entre governo e sociedade. “O Conselho Estadual de Saúde é uma instância fundamental para o Sistema Único de Saúde. O Conselho fortalece o controle social da política pública de saúde, para garantir que o direto à saúde seja efetivado. E assim, juntos, vamos fortalecendo as políticas públicas no estado”, frisou.
A mesa diretora do colegiado do Conselho Estadual de Saúde do Maranhão (CESMA) é formada por Raimunda Rundakof, reconduzida ao cargo de presidente, o vice-presidente Jean Marie Van Damme, o primeiro secretário, Lucas Moraes, e o segundo secretário, Edmilson Diniz.
O vice-presidente, Jean Marie Van Damme, ressaltou o papel e os principais desafios dos conselhos. “Um dos nossos grandes desafios é o acompanhamento dos conselhos municipais. O controle social precisa ser incentivado, e nós temos essa função de fortalecer o papel do controle social nos municípios. Outro desafio é inserir os jovens nesse dia a dia do conselho”, pontou Jean Marie.