A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) ministrou, na última quinta-feira (25), palestra sobre as ações, programas e cursos presenciais e à distância de qualificação profissional oferecidos pelo Governo do Estado. A plateia foi formada por estudantes do cursos de Hotelaria e Turismo, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), com a finalidade de agregar ainda mais conhecimento aos universitários.
“O Governo do Estado, por meio da Setur-MA, busca constantemente essa troca de conhecimento e experiência proporcionada pelas palestras. Certamente, contribuímos para ampliar a visão dos estudantes de Hotelaria e Turismo, ajudando a prepará-los para os desafios e oportunidades do mercado”, afirmou a secretaria de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Destaque também à importância do programa Mais Infância, Mais Turismo, que realiza a Blitz do Turismo, uma estratégia de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes em locais ou estabelecimentos com grande fluxo de turistas. O assunto serviu para sensibilizar os universitários sobre a importância da iniciativa de proteção de direitos.
No momento da roda de conversa da disciplina ‘Turismo, Cidade e Gestão Pública’, Wanda Bittencourt, técnica da Qualificação Profissional, e coordenadora do Mais infância, Mais Turismo, da Setur-MA, compartilhou a experiência à frente do Programa que traz grandes ganhos sociais ao combater e prevenir crimes.
“Durante o bate-papo, os alunos demonstraram interesse em compreender como a gestão pública enfrenta os desafios relacionados ao turismo. A discussão foi enriquecedora, proporcionando a troca de ideias e esclarecimentos sobre a forma da Setur-MA levar serviços à comunidade. Abordamos também as palestras em escolas públicas sobre o combate ao abuso e exploração sexual infantil, bem como as blitz realizadas em locais de grande fluxo turístico”, ponderou Wanda Bittencourt.
Miriam Lopes, estudante do curso de Turismo da Ufma, ressaltou a importância da programação realizada pela Setur-MA. “A palestra foi crucial para conhecer os cursos de capacitação oferecidos não apenas em São Luís, mas também em outras regiões. Achei válida a abordagem do tema da exploração sexual de crianças e adolescentes, em que foi ressaltada a responsabilidade dos profissionais do Turismo e da sociedade em geral em intervir e denunciar casos, quando necessário”, enfatizou.
Letícia Cynara, professora do Departamento de Turismo e Hotelaria da Ufma, compartilhou a importância da presença da Superintendência de Qualificação da Setur-MA na disciplina de Turismo, Cidades e Gestão Pública. Ela ressaltou que o objetivo foi apresentar aos alunos as oportunidades de capacitação no Polo São Luís e em outros polos turísticos do Maranhão, além de discutir como a Setur-MA age em questões desafiadoras relacionadas ao turismo.
“A presença da Setur-MA foi fundamental para compreendermos os desafios enfrentados, bem como para buscar soluções que mitiguem esses problemas. A participação da Superintendência de Qualificação contribuiu, significativamente, para a compreensão do programa ‘Mais Infância, Mais Turismo’, que busca sensibilizar crianças e adolescentes para combater o turismo sexual, a exploração e abuso infantil”, afirmou Letícia Cynara.
A palestra destacou ainda o trabalho realizado nos nove polos turísticos, onde a Setur-MA leva ações e serviços.