O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba em Catolé do Rocha, realizou, na manhã desta quinta-feira (25), uma ação para chamar atenção de funcionários, pacientes e acompanhantes sobre a importância do cuidado com a saúde mental. A atividade, que faz parte das ações do Janeiro Branco, passou por todos os setores e enfermarias, sendo concluída com um lanche coletivo. O momento contou com distribuição de material educativo, roda de conversa e musicoterapia.
A psicóloga Andréa Freitas reforçou a importância dos cuidados com saúde mental, principalmente quanto à ajuda profissional. “É importante trabalharmos a saúde mental como um todo e é fundamental estarmos bem emocionalmente. Além disso, é preciso reconhecermos a necessidade de procurar um profissional e não se envergonhar por isso. A campanha do Janeiro Branco nos lembra isso, que cuidar da mente é sempre necessário”, afirmou.
Para o diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, os problemas de saúde, na grande maioria das vezes, não estão apenas relacionados ao corpo, mas com a mente. “Costumamos dizer que a mente rege a vida e muitas vezes nossa mente não está bem e quando isso acontece o corpo manifesta os sinais. Dores na coluna, nas pernas, podem estar associadas a algum transtorno mental, depressão ou ansiedade, ambas geram um impacto direto na saúde física também”, reiterou.
O objetivo da campanha Janeiro Branco é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.