A reunião para oficializar a instalação do conselho gestor do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Logística do Estado do Piauí (FDI-PI) foi realizada nesta quinta-feira (25). O conselho é vinculado à Secretaria da Fazenda, composto por representantes das Secretarias de Planejamento, Governo e da Associação dos Produtores de Soja do Estado do Piauí (APROSOJA-PI).
O objetivo do FDI-PI é financiar o planejamento, estudos, execução, acompanhamento e avaliação de obras e serviços de infraestrutura logística em todo o território piauiense. “Com a instalação desse conselho gestor do FDI, agora os integrantes vão poder acompanhar e decidir quais os investimentos serão feitos em obras e serviços que visam melhorar o desenvolvimento da infraestrutura logística em todo território do Piauí, inclusive, na região dos Cerrados Piauienses”, comentou o secretário estadual da Fazenda, Emílio Júnior, que preside o conselho gestor do FDI.
Durante a reunião, o presidente da Aprosoja PI, Alzir Neto, entregou uma pauta com reivindicações da entidade, que serão avaliadas pelo conselho gestor. E na próxima reunião do comitê gestor do FDI, que acontecerá em fevereiro, será apresentado um relatório detalhado com a aplicação dos recursos arrecadados pelo fundo.
“No período de junho de 2023 a janeiro de 2024, o referido fundo arrecadou cerca de R$ 28,018 milhões, então vamos dar transparência a toda aplicação de recursos do FDI e priorizar as obras e serviços mais relevantes para o desenvolvimento do Piauí”, afirma o secretário da Fazenda.
Também participaram da reunião, outros representantes da APROSOJA, dentre estes o presidente Alzir Neto, o diretor executivo Rafael Maschio, o consultor jurídico Adriano Holanda e o consultor técnico Genivaldo Sousa, além dos superintendentes da Sefaz, Graça Moreira Ramos (receita) e James Sousa (tesouro), e da superintendente de Planejamento e Orçamento Estadual (SUPOE) da Seplan, Adrianne Arruda.