A campanha Janeiro Branco chama atenção das pessoas para um cuidado maior com a saúde mental e com o objetivo de manter um ambiente de trabalho saudável para os seus funcionários, a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) realizou a ação “Saúde em Serviço”. Durante o evento, ocorrido nesta quarta-feira (24), os funcionários da empresa receberam atendimentos individualizados nas áreas de Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Fonoaudiologia.
Os atendimentos, feitos pelos profissionais do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público (Ciaspi), aconteceram das 8h às 12h, na quadra da ADH. Além das orientações psicológicas para saber como melhorar a qualidade de vida e promover relações sociais mais saudáveis, os empregados e gestores da empresa fizeram aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar, além de receber orientações nutricionais e como cuidar da saúde vocal e auditiva.
Para a enfermeira do Ciaspi, Elisabete Abreu, através destes serviços as pessoas conseguem verificar precocemente se possuem hipertensão ou se estão pré-diabéticas. "Para quem já é hipertenso ou diabético, aqui vemos se o problema está controlado ou se precisa de encaminhamento para um especialista da área”, explicou a profissional.
Quando o assunto é saúde vocal e auditiva, a fonoaudióloga do Ciaspi, Naiana Rabelo, disse que nestes atendimentos foram realizadas análises para saber como está a saúde da voz dos colaboradores da empresa. "Isso é importante principalmente neste período considerado ruim, pois ocorrem muitas mudanças climáticas e tempo seco. Então este trabalho é excelente também para quem quer melhorar a dicção ou deseja ter uma desenvoltura melhor da voz”, disse.
Estudos mostram que as ações de saúde, realizadas dentro das empresas, trazem muitos benefícios para o ambiente corporativo. “Vi esses serviços prestados como algo valioso pois é uma forma das pessoas despertarem para cuidar mais da mente e do corpo. Confesso que estou fazendo uma dieta por conta própria e estou aqui porque quero aproveitar a presença das nutricionistas para ver se estou fazendo certinho. A minha mensagem é que todos os funcionários despertem para cuidar mais de si”, falou a funcionária do setor da folha de pagamento, Antônia Maria da Conceição.
Já o assistente administrativo do setor de arquivo geral da Emgerpi, Afrânio Lustosa, considera os atendimentos importantes para todos. “Eu, particularmente, procuro ir regularmente ao médico, mas hoje escolhi ser atendido pelo pessoal de enfermagem e nutrição porque quero ver se estou bem e fazendo a dieta corretamente. Para mim todos da Emgerpi devem aproveitar para ver como anda a própria saúde”.
O diretor-presidente da Emgerpi, Adroaldo Reis, agradeceu a participação dos funcionários e dos profissionais do Ciaspi. “Nosso muito obrigado a cada colaborador e servidores do Ciaspi presentes nesta ação. Também agradeço os esforços da equipe de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) da Emgerpi que nos ajudou a organizar este momento de cuidado com a saúde emocional e física. Aqui aproveito para dizer que estamos trabalhando para ampliar e melhorar as atividades que garantem bem-estar aos nossos empregados e que mostram que cuidar da saúde é cuidar da vida”, disse o gestor.