Os moradores de São Francisco do Brejão terão mais um reforço no atendimento em saúde na Atenção Primária: 33 equipamentos, 150 tiras testes para glicosímetro, 300 lancetas para glicosímetro, 600 kits de saúde bucal foram entregues pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na segunda remessa de equipamentos e insumos do Programa Cuidar de Todos.
Nesta terça-feira (23), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, visitou o município de São Francisco do Brejão. Na ocasião, ele fez a entrega dos equipamentos do Cuidar de Todos Atenção Primária e dialogou com gestores e usuários dos serviços de saúde na atenção básica. Também foi destinado ao município um kit de Telemedicina, com computador completo e câmera de videoconferência.
“É uma grande alegria vir em São Francisco do Brejão para entregar pessoalmente esses equipamentos do Cuidar de Todos, eixos Telemedicina e Atenção Primária. Em parceria com os municípios, estamos construindo um SUS mais eficiente. Portanto, esse programa ajudará muito a qualificar a assistência prestada na Atenção Primária”, destacou o secretário Tiago Fernandes.
Os itens do Programa Cuidar de Todos, do Governo do Estado, enviados na segunda remessa de entregas para Unidade Regional de Saúde (URS) de Açailândia foram os seguintes: 1.056 equipamentos, 19.200 Kits de saúde bucal e 4.800 tiras testes para glicosímetro, além de 9.600 lancetas para glicosímetro, destinados para os oito municípios da regional: Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregou, ainda, kit de Telemedicina. "A iniciativa é de grande ajuda, pois a saúde em municípios pequenos geralmente é muito carente, mas, o governador Carlos Brandão tem olhado com muito carinho para esta realidade", pontuou a prefeita de São Francisco do Brejão, Edinalva Brandão.
O secretário municipal de saúde do município de São Francisco do Brejão, Jhon Elis de Lima, enfatizou as estratégias para o fortalecimento da Atenção Primária. "Mesmo sendo um município pequeno, a Telemedicina irá trazer muitos avanços na nossa assistência em saúde. Entre os serviços mais solicitados estão cardiologia e neurologia, e que serão minimizados com a iniciativa", explicou.
O Programa Cuidar de Todos impacta positivamente no trabalho das equipes de Saúde da Família. "Os materiais que foram entregues são muito bem-vindos e de qualidade, de uso rotineiro e diário. Além disso, tem a telemedicina, que veio para somar, e creio ser uma conquista muito grande para a população, que terá a oportunidade de se consultar com especialista juntamente com o clínico que já o acompanha", afirmou a enfermeira Luciana Ramos, responsável pelo pré-natal, puerpério até as consultas de rotina e vacinação.