O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) está prestes a concluir a obra do Sistema de macrodrenagem de Oeiras. A iniciativa irá solucionar os problemas recorrentes de inundações urbanas na região. O projeto, que tem um valor de R$ 45 milhões, tem grande alcance social com mais de 37 mil pessoas beneficiadas e irá minimizar as consequências das fortes chuvas, além de combater a erosão e o assoreamento. A expectativa é que a entrega oficial da obra ocorra no próximo mês de fevereiro.
A macrodrenagem é uma antiga necessidade da cidade e busca melhorar as condições sanitárias dos riachos, como o Riacho do Mocha, que corta a zona urbana de Oeiras. O projeto visa aumentar a vazão natural do açude Serra Pelada, também conhecido como açude Canela, contribuindo para sua regularização e perenização.
Mais de 90% da obra já foi concluída. A macrodrenagem solucionará os problemas de inundações e proporcionará a oportunidade de aproveitamento dos terrenos para atividades agrícolas e para construção de residências.
O diretor-geral do IDEPI. Felipe Eulálio destaca a importância do projeto para a cidade. “Esta iniciativa atende a uma demanda importante do município e é investimento fundamental para garantir a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos. O governador Rafael visitará a cidade nesta terça-feira (23) para acompanhar de perto o andamento da obra. E no próximo mês de fevereiro já entregaremos o sistema pronto para a população oeirense”, frisou ele.