Ao longo dos últimos dois anos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabilizou 219.555l procedimentos na Maternidade Paço do Lumiar. Desde a entrega do equipamento, 3.510 partos foram feitos na unidade da rede estadual da saúde.
Nesta quinta-feira (18), gestores, pacientes e profissionais de saúde comemoraram os dois anos da maternidade. A subsecretária de Estado de Saúde, Liliane Neves, destacou o empenho e dedicação dos profissionais da unidade, bem como a importância da maternidade para a população.
“Constatamos que a Maternidade de Paço do Lumiar já nasceu grande. Os resultados alcançados demonstram isso. Em nome do governador Carlos Brandão e do secretário Tiago Fernandes, agradecemos a dedicação de todos. O bom atendimento prestado permitiu inúmeros avanços em pouco tempo”, salientou a subsecretária Liliane Neves.
A unidade realiza acompanhamento de pré-natal e assistência ao parto e puerpério às gestantes. Oferta Triagem Neonatal (TTN), com foco no diagnóstico precoce de doenças infantis, que incluem teste do pezinho, orelhinha, linguinha e coraçãozinho. A unidade dispõe de Serviços de Apoio Diagnóstico, análise clínico, eletrocardiograma, cardiotocografia e ultrassonografia.
A maternidade, que completou dois anos no último 14 de janeiro, oferece assistência de urgência e emergência à gestante, além da oferta dos serviços de psicologia, serviço social e consultórios ambulatoriais para atendimentos nas especialidades de ginecologia, planejamento familiar e pediatria. Um cartório de registro dentro do local, assegura o registro dos recém-nascidos.
Até o momento, a unidade registrou 3.510 partos, sendo 1.618 em 2022; 1.819 em 2023, e 73 partos em 2024. Grávida, Graciene Pereira, de 35 anos, aguarda o nascimento da sua terceira filha. “Eu fiz todo o meu pré-natal aqui e foi excelente. Sempre muito bem atendida, as pessoas muito cuidadosas. Agora que já completei os nove meses e aguardo o nascimento da minha filha, tenho certeza que no parto não será diferente”, afirmou.
Em 2023, a unidade conquistou o Selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) que reconhece a assistência humanizada à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, a alimentação balanceada e individualizada. A maternidade da rede da SES é gerenciada pelo Instituto Acqua.
Presente na solenidade, o diretor geral da Maternidade Paço do Lumiar, Ítalo Lustosa, ressaltou o alcance da unidade. "A maternidade significa um avanço para a população luminense e de todo o estado”, disse.