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Equipes do Serviço de Saúde Socioemocional da SEE-PB realizam ações de Busca Ativa Escolar durante período de matrículas
As equipes do Serviço de Saúde Socioemocional nas Escolas da Paraíba, que são compostas por psicólogos e assistentes sociais, estão fortalecendo as...
18/01/2024 10h20
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Paraíba

As equipes do Serviço de Saúde Socioemocional nas Escolas da Paraíba, que são compostas por psicólogos e assistentes sociais, estão fortalecendo as ações de Busca Ativa Escolar, desenvolvidas pelas escolas estaduais em parceria com as Gerências Regionais de Ensino. As atividades acontecem durante o período de efetivação das matrículas dos estudantes novatos e veteranos, que seguem até o dia 26 de janeiro.

Durante o processo de Busca Ativa, os profissionais do Serviço Socioemocional estão analisando os dados do Painel de Monitoramento de Matrículas e planejando ações voltadas para as escolas e regiões que apresentam os números menos positivos de matrículas. As ações visam a garantir o acesso à educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Neilze Correia de Melo Cruz, coordenadora do Serviço de Saúde Socioemocional, comentou sobre a importância das ações. “Compreendo que a educação é um pilar essencial para o desenvolvimento humano e social. Psicólogos e Assistentes Sociais das 14 Gerências Regionais de Educação estão analisando os dados e fazendo visitain loco, direto nas residências dos estudantes, a fim de garantir que nenhum estudante fique de fora, consequentemente contribuindo para o fortalecimento da igualdade de oportunidades, melhoria das condições sociais e construção de uma sociedade qualificada e capacitada para enfrentar os desafios do Século XXI”, disse.

Dentre as ações estão visitasdomiciliares para identificar as razões pelas quais os estudantes não estão frequentando a escola. As conversas com os estudantes têm o objetivo de oferecer suporte para resolver ou mediar possíveis problemas, como oferecer suporte psicossocial aos estudantes e suas famílias para lidar com desafios emocionais, econômicos ou sociais que possam estar influenciando na frequência escolar.