Representantes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) e da Latam Airlines Brasil se reuniram nesta terça-feira (16), em São Paulo (SP), para alinhar estratégias de aumento da malha aérea maranhense para 2024. Com base em estudos prévios de fluxo aéreo, a companhia anunciou que vão ser ofertados para o período do Carnaval cerca de 30 voos extras para o Maranhão, o que representa aumento de 59% do volume de voos em comparação com o Carnaval anterior. A medida visa atender a demanda turística da época.
No feriado prolongado, de 9 a 16 de fevereiro, a Latam prevê transportar 13 mil passageiros em um total de 78 pousos e informou que vai operar voos diretos para São Luís a partir de outros quatro aeroportos: São Paulo/Guarulhos (28 voos no período), Fortaleza (2 voos diários), Brasília (1 voo diário) e Teresina (1 voo no período). Já para Imperatriz serão operados 9 voos no período a partir de Brasília e 2 voos diários a partir de São Paulo/Guarulhos.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, frisou que o incremento vem boa hora e se dá graças ao diálogo contínuo iniciado em 2023.
“A negociação começou ainda no ano passado para discutir o calendário. Os investimentos que o Governo do Maranhão faz, em especial, para o Carnaval 2024 atraem turistas de toda parte e os estudos de fluxo aéreo também apontam o nosso crescimento e a necessidade de ampliarmos a malha aérea”, relatou.
A diretora de vendas e marketing da Latam Airlines Brasil, Aline Mafra, comentou a medida. "Neste ano, fizemos mais investimentos em voos extras no Maranhão porque percebemos a retomada crescente do turismo da região que atrai a visita de brasileiros e estrangeiros. O feriado prolongado é uma oportunidade para os visitantes explorarem as belas paisagens e as festividades do estado".
Constantes anúncios do aumento da oferta de voos demonstram que o Maranhão vive uma fase histórica para o turismo. No ano passado, o Carnaval trouxe um crescimento de mais de 14% do total de desembarques nos aeroportos de São Luís e Imperatriz. Este ano, a meta da Setur-MA é superar o resultado.
“Do momento em que a gente teve a programação oficial [do Carnaval] até agora, fortalecemos a nossa divulgação. Vamos receber atrações nacionais conhecidas do público. Uma festa que nos coloca no circuito nacional dos grandes carnavais. E, quando o visitante chega, ele também se surpreende com as nossas paisagens e belezas naturais, o que nos torna ainda mais competitivos. Estamos otimistas que receberemos 15% mais turistas ao longo do período de folia”, revelou a secretária Socorro Araújo.
Nesta semana, as tratativas com as companhias aéreas foram intensificadas pela visita da Setur-MA às que têm sede em São Paulo.
“Estamos estreitando as relações institucionais da Setur-MA com as companhias aéreas, para prospectar voos e melhorar a conectividade do nosso estado. Percebemos que o melhor momento de divulgar os potenciais turísticos é agora, diante de tantos investimentos feitos, pesquisas e notícias que nos projetam nacional e internacionalmente”, observa o secretário adjunto de Turismo, Ruan Tavares, que acompanha a titular da pasta na agenda.
Em 2023, o destino Maranhão foi amplamente divulgado em feiras e eventos nacionais e internacionais do setor com foco em agentes de viagens, operadores e público consumidor final. Capacitações presenciais, no formato "road show" em mercados estratégicos, ou à distância aliadas a outras ações também embalam a fase atual.
“Os reflexos das ações de promoção de um destino turístico são sempre posteriores. Nós trabalhamos com a antecedência de, no mínimo, seis meses para, depois, colhermos os frutos do trabalho feito com muito diálogo, parcerias e apoio do governador Carlos Brandão. O mais gratificante é quando nosso esforço se reverte em qualidade de vida e renda para a população, através do turismo”, conclui Socorro Araújo.