Turismo Piauí
Piauí inclui três novos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro
Com a atualização, o estado possui, agora, 44 municípios distribuídos em 7 polos turísticos.
12/01/2024 17h28
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí

Mais três novos municípios piauienses foram inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo (MTur). As cidades de São Pedro do Piauí, Vera Mendes e Currais passaram a integrar essa importante ferramenta instituída pelo Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Com a atualização, o estado possui, agora, 44 municípios distribuídos em 7 polos turísticos.

Estar presente no Mapa contribui fortemente para o desenvolvimento do turismo local, pois ele proporciona uma série de benefícios. Dessa forma, as cidades incluídas passam a ter acesso a políticas públicas, recebem recursos para a realização de obras de infraestrutura e obtêm, também, capacitação através da oferta de qualificação profissional.

“O Ministério do Turismo disponibiliza e prioriza recursos apenas para municípios que estão no Mapa, exceto verba parlamentar. Para este ano de 2024, está previsto a elaboração de planos municipais de turismo sob consultoria do Ministério, e outros benefícios que foram discutidos nas últimas reuniões”, destaca a técnica responsável pelo PRT no Piauí, Alberita Nunes.

A técnica ainda acrescenta que a Secretaria do Turismo do Piauí (Setur), ao longo dos anos, tem atuado reforçando e orientando como as cidades com vocação turística podem realizar e renovar seus cadastros e quais exigências devem cumprir.

“Esse trabalho desempenhado pela Setur tem gerado bons resultados, a exemplo da nova adesão dos municípios de São Pedro do Piauí, que agora integra o Polo Teresina, Vera Mendes no Polo Histórico-Cultural e Currais no Polo das Nascentes”, pontua.

No âmbito nacional, apenas em dezembro de 2023, o Mapa do Turismo Brasileiro inseriu 78 novos municípios. Os dados foram divulgados pelo MTur, que conduzirá a definição de políticas públicas que incluem a destinação de recursos pelo Governo Federal para a elaboração e/ou revisão de planejamentos e estudos que pretendem desenvolver, ainda mais, o setor.