A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) formou, entre janeiro e dezembro de 2023, mais de 4,3 mil alunos em todo o estado, de acordo com dados da Pró-Reitoria de Graduação (Prog) da instituição. O número considera os novos profissionais entregues em São Luís e em, pelo menos, outros 19 municípios maranhenses onde a universidade tem campus presencial. Quando considerados os alunos formados pelo ensino a distância e pelos programas especiais da instituição, a abrangência da Uema sobe para 73 municípios.
Dos 4.394 novos profissionais entregues em 2023, 2.230 foram formados na modalidade regular de cursos presenciais. Outros 1.071 foram formados via cursos de educação a distância, através do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), que existe desde 1998.
O dado divulgado pela universidade também considera os 1.037 novos professores formados pelo programa Ensinar de Formação de Professores, que atua especificamente para formar educadores nos municípios maranhenses. Esta iniciativa, que é uma das marcas da interiorização da Uema, contribui de maneira prática para melhoria dos indicadores sociais e educacionais do ensino básico no Maranhão.
Desse total, também, outros 56 novos profissionais foram formados pelo Programa de Formação Docente para atender à Diversidade Étnica do Maranhão (Proetnos), que atua especificamente na formação de professores em territórios dos povos e comunidades tradicionais do estado. O programa, ao formar exclusivamente profissionais oriundos dessas comunidades, desempenha um papel fundamental na promoção da autonomia territorial e na representatividade étnica na educação.
A Uema, ao formar uma gama diversificada de profissionais, evidencia seu compromisso com a educação inclusiva e de qualidade. O ano de 2023 foi marcado por realizações significativas, sinalizando um impacto duradouro na formação de uma geração capacitada e pronta para enfrentar os desafios do futuro.