Geral Maranhão
Escola da rede pública estadual é destaque nacional em competições olímpicas de conhecimento
Estudantes do Centro Educa Mais Josélia Almeida Ramos, do município de São João dos Patos, foram medalhistas na Olímpiada Nacional de Ciências (ONC).
04/01/2024 18h45
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

Estudantes do Centro Educa Mais Josélia Almeida Ramos, do município de São João dos Patos, foram medalhistas na Olímpiada Nacional de Ciências (ONC). A competição foi realizada de forma on-line onde os alunos do ensino médio e também alunos 6º ao 9º ano do ensino fundamental, puderam apresentar projetos e concorrer com milhares de estudantes/escolas Brasil afora. O resultado da competição, que aconteceu durantes os meses de agosto e setembro de 2023, foi divulgado no último mês de dezembro.

Com o tema “As Ciências na era da Inteligência Artificial”, ao final da segunda fase, realizada nos dias 14 e 15 de setembro de 2023, quatro alunos do CEM Josélia Almeida Ramos foram premiados. São eles: 

- Sarah Ísis Oliveira Souza - Medalha de Prata

- João Lucas Martins Silva Carvalho - Medalha de Prata

- Thiago Emanuel Araújo Jorge de Sá - Medalha de Bronze

- Clécio Ferreira Freire - Menção Honrosa

A medalhista Sarah Ísis Oliveira Sousa, 18 anos, é estudante do 3º ano do ensino médio e conta um pouco sobre a competição: “Participar da ONC foi uma experiência incrível pra mim, além de despertar em todos nós o desejo de ir em busca de mais conhecimento. E para isso, o apoio dos nossos professores foi primordial durante todo o processo”, relata.

Outras competições

Além da ONC, alunos do Josélia Almeida Ramos têm participado de diversas olímpiadas de conhecimento, entre elas a Olímpiada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec), que resultou em 10 medalhas de honra ao mérito, 4 medalhas na categoria “Jovens Futuristas” e uma medalha de “Escola Destaque” para o próprio Centro de Ensino. 

Houve também a participação e conquista de medalhas na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); Olímpiada Brasileira de Geografia (OBG); Competição Maratona Tech e a conquista de 4 bolsas de iniciação científica no valor de R$ 300 durante 12 meses, após conquistas na Olímpiada Nacional de Astronomia (OBA).

A professora Simonia Cruz, que é gestora pedagógica da escola, conta que é a responsável por pesquisar as competições nacionais, regionais e estaduais e incentivar a participação de professores e alunos nessas olímpiadas específicas.

“Somos uma escola de tempo integral e uma de nossas metas é o número de inscrições em olimpíadas e competições de iniciação científica, por exemplo. Por conta do nosso calendário de aplicação pedagógica, às vezes, é perceptível o cansaço de nossos alunos, principalmente os do 3º ano, mas estamos sempre ressaltando a importância da participação deles e o que eles podem agregar de conhecimento enquanto estudantes”, diz. 

Para a gestora, os resultados obtidos ao longo dos últimos dois anos é fruto de muito esforço e cumplicidade entre alunos, pais e toda a comunidade escolar: “Eles se esforçam muito e com isso, melhora o rendimento escolar deles em todos os aspectos. E foi assim que nos tornamos bi campeões olímpicos de todo o Nordeste com a competição da Maratona Tech”, comemora.