Estudantes do Centro Educa Mais Josélia Almeida Ramos, do município de São João dos Patos, foram medalhistas na Olímpiada Nacional de Ciências (ONC). A competição foi realizada de forma on-line onde os alunos do ensino médio e também alunos 6º ao 9º ano do ensino fundamental, puderam apresentar projetos e concorrer com milhares de estudantes/escolas Brasil afora. O resultado da competição, que aconteceu durantes os meses de agosto e setembro de 2023, foi divulgado no último mês de dezembro.
Com o tema “As Ciências na era da Inteligência Artificial”, ao final da segunda fase, realizada nos dias 14 e 15 de setembro de 2023, quatro alunos do CEM Josélia Almeida Ramos foram premiados. São eles:
- Sarah Ísis Oliveira Souza - Medalha de Prata
- João Lucas Martins Silva Carvalho - Medalha de Prata
- Thiago Emanuel Araújo Jorge de Sá - Medalha de Bronze
- Clécio Ferreira Freire - Menção Honrosa
A medalhista Sarah Ísis Oliveira Sousa, 18 anos, é estudante do 3º ano do ensino médio e conta um pouco sobre a competição: “Participar da ONC foi uma experiência incrível pra mim, além de despertar em todos nós o desejo de ir em busca de mais conhecimento. E para isso, o apoio dos nossos professores foi primordial durante todo o processo”, relata.
Outras competições
Além da ONC, alunos do Josélia Almeida Ramos têm participado de diversas olímpiadas de conhecimento, entre elas a Olímpiada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec), que resultou em 10 medalhas de honra ao mérito, 4 medalhas na categoria “Jovens Futuristas” e uma medalha de “Escola Destaque” para o próprio Centro de Ensino.
Houve também a participação e conquista de medalhas na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); Olímpiada Brasileira de Geografia (OBG); Competição Maratona Tech e a conquista de 4 bolsas de iniciação científica no valor de R$ 300 durante 12 meses, após conquistas na Olímpiada Nacional de Astronomia (OBA).
A professora Simonia Cruz, que é gestora pedagógica da escola, conta que é a responsável por pesquisar as competições nacionais, regionais e estaduais e incentivar a participação de professores e alunos nessas olímpiadas específicas.
“Somos uma escola de tempo integral e uma de nossas metas é o número de inscrições em olimpíadas e competições de iniciação científica, por exemplo. Por conta do nosso calendário de aplicação pedagógica, às vezes, é perceptível o cansaço de nossos alunos, principalmente os do 3º ano, mas estamos sempre ressaltando a importância da participação deles e o que eles podem agregar de conhecimento enquanto estudantes”, diz.
Para a gestora, os resultados obtidos ao longo dos últimos dois anos é fruto de muito esforço e cumplicidade entre alunos, pais e toda a comunidade escolar: “Eles se esforçam muito e com isso, melhora o rendimento escolar deles em todos os aspectos. E foi assim que nos tornamos bi campeões olímpicos de todo o Nordeste com a competição da Maratona Tech”, comemora.