O reforço ao policiamento ostensivo durante a Operação Fim de Ano, executada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), contribuiu de forma significativa para a contenção da criminalidade entre os dias 22 e 31 de dezembro, período que compreendeu as festas de Natal e de Ano Novo.
Nas redes sociais, o governador Carlos Brandão enalteceu os números alcançados a partir do reforço da Segurança Pública com a Operação Fim de Ano no Maranhão.
"A Operação Fim de Ano Maranhão, comandada pelo sistema de segurança, de 22 a 31/12, realizou 465 operações ostensivas de combate ao crime. Atuaram efetivos da Polícia Militar e Civil, do Centro Tático Aéreo e Corpo de Bombeiros. Força-tarefa para reforçar a segurança no estado", publicou o governador.
O secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, também comentou os números positivos da operação.
“Atuamos com um esquema especial para contingenciar esse período que, tradicionalmente, é de muita festividade em todo o estado. Por determinação do governador Carlos Brandão, reforçamos o nosso policiamento ostensivo com cerca de 800 policiais, e isso nos fez garantir mais segurança a toda a população. Prova disso são os números alcançados no período”, destacou.
Durante os nove dias da operação, que visou garantir mais segurança e tranquilidade para a população de todo o estado durante das festividades de fim de ano, a Polícia Militar do Maranhão executou 465 ações ostensivas de combate a todos os tipos de crime, como barreiras e incursões.
As ações ostensivas realizadas no período contribuíram para a apreensão de 77 armas, prevenindo que crimes a mão armada não acontecessem, sobretudo os violentos letais. A operação ainda recuperou 109 veículos, evitando que fossem utilizados em práticas criminosas.
No total, 501 pessoas foram conduzidas para distritos policiais em diversas regiões do estado, devido a condutas que se assemelham a atividades criminosas. Adicionalmente, foi necessário conduzir 29 menores no contexto dessas ações.
A Polícia Militar do Maranhão também efetuou, durante a Operação Fim de Ano, 250 prisões em flagrante, e contribuiu para o cumprimento de outros 10 mandados de prisão que haviam sido expedidos pela Justiça. A PM recebeu e atendeu 862 ocorrências policiais, que auxiliaram no trabalho à segurança e o bem-estar da população maranhense.
“Esse resultado se deve à mobilização de todo o efetivo da Polícia Militar. Estivemos com patrulhamento ostensivo presente em todo o estado, com policiais atuando a pé, a cavalo, no ar, com inteligência e de forma integrada para garantir a segurança de todos”, pontuou o comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Paulo Fernando.
Saiba mais
A Operação Fim de Ano foi executada pelo Sistema de Segurança Pública e reforçou o policiamento ostensivo com cerca de 800 policiais e contou com apoio logístico de 350 viaturas, entre motocicletas e veículos. Houve apoio também da cavalaria, com 10 conjuntos à disposição, bem como de aeronaves do Centro Tático Aéreo, que garantiram a segurança de quem aproveitou as festas entre 22 e 31 de dezembro, sobretudo durante o show da virada de ano.