Na manhã desta sexta-feira (29), foi realizada a vistoria técnica e de segurança no circuito da festa do Réveillon do Maranhão, organizado pelo Governo do Estado. A ação faz parte da Operação Fim de Ano, uma iniciativa coordenada pelo Sistema de Segurança Pública para garantir tranquilidade aos cidadãos e às famílias durante as celebrações de virada de ano.
A vistoria teve início às 8h30 no ponto central da festa, localizado nos arredores da Avenida Litorânea, principal palco das festividades de fim de ano na região. As equipes de fiscalização se estenderam aos principais locais onde serão montadas barreiras policiais, realizando uma abordagem abrangente e eficaz para assegurar a segurança do evento.
O Secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Maurício Martins, destacou que a Operação Fim de Ano reforça o compromisso das forças de segurança em proporcionar um ambiente seguro e tranquilo para que os cidadãos possam desfrutar das festividades de Réveillon no Maranhão.
"Estamos na Avenida Litorânea, principal palco das festas de Fim de Ano, fazendo vistorias técnicas a partir das nossas Forças de Segurança Integrada, que contam com as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, a fim de garantir segurança para todos os que saem às ruas para trabalhar ou se divertir. A Operação Fim de Ano é desenvolvida em todo o estado do Maranhão, contando com cerca de 800 policiais para garantir segurança a todos os maranhenses”, afirmou o titular da SSP.
O Secretário de Cultura, Yuri Arruda, ressaltou o planejamento cuidadoso para o evento e a diversidade da programação. "Todo um policiamento, toda uma equipe de bombeiros preparada para fazer o melhor trabalho possível para uma festa pacífica, tranquila e que, com certeza, será de muito sucesso. Serão mais de seis atrações culturais, nacionais, a exemplo do Henry Freitas, Klessinha, Bicho Terra, Thaís Moreno, GDAM, Argumento, então, é uma programação bem diversa, para que todos os públicos possam curtir conosco”, enfatizou.
A Secretária de Turismo, Socorro Araújo, destacou a importância da segurança como incentivo ao turismo tanto na capital, quanto no interior do Maranhão.
“Turismo e segurança têm que andar juntos, porque ninguém vem a um local onde não se sente seguro. Aqui é uma demonstração de que nós vamos acolher toda a comunidade maranhense e todos os turistas que chegarem, portanto, um espaço seguro, de contemplação e agradecimento. Nós vamos saudar o ano novo com todo o cuidado e carinho para receber todas as pessoas que chegarem no Maranhão”, pontuou a titular da Setur.
O comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto de Araújo, explicou como tem sido realizado o trabalho preventivo da corporação.
“Trabalhamos, inicialmente, com a prevenção para evitarmos acidentes. A nossa presença aqui para a vistoria é dar a indicação de que está tudo em ordem. Antes mesmo da montagem do palco, é apresentado um croqui com todo o sistema elétrico que será utilizado para, em seguida, o Corpo de Bombeiros avaliar e liberar”, disse o comandante do CBMMA.
O comandante da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Paulo Fernando, informou sobre o planejamento estratégico-operacional para o dia 31, e sobre o esforço redobrado para flagrar os condutores embriagados e evitar acidentes graves.
“Já estamos em execução. Aqui na Ilha e Região Metropolitana, nós teremos mais de 30 pontos de barreiras policiais com o objetivo de abordar veículos, motocicletas e pedestres para a apreensão de armas de fogo, drogas e todo e qualquer instrumento que possa ser utilizado para o crime. No interior, a Polícia Militar está dedicada aos planejamentos locais. Inclusive, a Polícia Militar e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) vão bater firmemente na embriaguez ao volante, porque isso é um dos maiores causadores de acidentes graves de trânsito”, comunicou o comandante da PMMA.
O delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão (PCMA), Jair Paiva, destacou as operações previstas. “Nós vamos operar com sete plantões e, também, aqui na área Litorânea com equipes da Polícia Civil tendo o apoio da nova van que é uma base móvel. No interior do estado, teremos os plantões das delegacias regionais, algumas receberam reforços a exemplo de cidades turísticas como Barreirinhas”, disse.