Geral Maranhão
Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência conhece serviços do Programa Travessia
A iniciativa garante acessibilidade e mobilidade urbana para pessoas com algum tipo de deficiência.
28/12/2023 19h40
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

Em visita ao Maranhão, onde aproveita as férias de final de ano para conferir de perto a cultura e as belezas naturais do estado, a secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Anna Paula Feminella, teve a oportunidade de conhecer, nesta quinta-feira (28), os serviços do Programa Travessia. A iniciativa garante acessibilidade e mobilidade urbana para pessoas com algum tipo de deficiência.

Anna Paula Feminella vivenciou um pouco da experiência ofertada pelo Programa Travessia, durante passeio pela orla de São Luís, ao lado da diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Isabelle Passinho, que organizou o roteiro.

“O Travessia é exatamente o que a gente quer que o Brasil perceba; que as pessoas com deficiência tenham direito ao lazer, ao turismo e a ser felizes como qualquer outra pessoa. Parabéns ao estado do Maranhão”, elogiou Anna Paula Feminella.

A van do Programa Travessia levou a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência para um passeio na Praia de São Marcos. Cadeirante, Anna Paula Feminella tomou banho de mar assistido em uma cadeira anfíbia. O equipamento cedido pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) permite que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida tenham acesso à praia.

Anna Paula Feminella aprovou o Programa Travessia e acredita que esse tipo de serviço pode ser replicado em todo o Brasil. 

“Queremos que o Brasil inteiro aproveite e conheça essa experiência; para que a gente replique e as pessoas com deficiência possam transitar na praia, em todos os espaços de lazer e vivam felizes, longe das barreiras que nos impedem de exercer nossos plenos direitos”, pontuou.

A diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB, Isabelle Passinho, comemorou a oportunidade de apresentar os benefícios do Programa Travessia a uma representante do Governo Federal.  “Eu estou feliz demais de receber a companheira Anna Paula, feliz de ela ter escolhido o Maranhão nesse período de férias. Não estamos trabalhando, estamos de férias, mas não poderíamos perder a oportunidade de apresentar o Travessia”, ressaltou.  

Sobre o Travessia

Implantado em 2016, o Programa Travessia garante o transporte gratuito, porta a porta, e mais condições de mobilidade para pessoas com deficiência, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas, além de idosos e pessoas hipossuficientes. 

Para ir e vir de atividades diversas, como estudo, trabalho, prática esportiva, tratamento de saúde, lazer e outros, este segmento da população pode contar com a logística do programa.

São três modalidades ofertadas: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade e Travessia Saúde, sendo 10.478 cadastrados, entre usuários fixos e eventuais. 

O serviço conta com 28 veículos, incluindo 17 vans adaptadas para cadeira de rodas, quatro Spins para atendimento de crianças com hidro e microcefalia e sete vans convencionais para o transporte de idosos e pessoas em tratamento de saúde.

“O Travessia é a oportunidade que o Governo do Maranhão traz para que pessoas com deficiência possam ir aonde elas quiserem. Vai para terapia? Vai. Vai para o hospital? Vai. Mas vai também vai à praia, ao cinema, ao estádio, afinal de contas, lugar da pessoa com deficiência é onde ela quiser. Esse é o compromisso do governador, e a gente, hoje, é só sol, praia e felicidade”, ressaltou Passinho.

Atualmente, o Programa Travessia está presente em 46 cidades do Maranhão, divididas em 13 regionais (São Luís, Imperatriz e Açailândia, Pinheiro e Bacabal, Timon e Caxias, Codó, Matões do Norte, Presidente Dutra, Caxias, Santa Luzia do Paruá e Balsas).