Na manhã desta sexta-feira (22), o Governo do Maranhão realizou a entrega da primeira etapa da revitalização da Praça de Iemanjá, espaço que é referência das práticas e rituais das festividades de final de ano realizadas pelas comunidades e povos de terreiro em saudação à Rainha do Mar.
No local, a escultura de Iemanjá já aguardava os visitantes, de volta ao seu lugar de origem, um totem que recebeu melhorias e teve a altura aumentada para maior segurança e proteção ao monumento. A imagem foi completamente restaurada pelo artista Eduardo Sereno.
Participaram do ato o governador do Estado, Carlos Brandão; o vice-governador, Felipe Camarão; a secretária de Estado em exercício de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Amanda Costa, acompanhada pelo coordenador da Política de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa, Pai Paulo d’Aruanda e pela assessora da Adjunta de Povos e Comunidades Tradicionais, Glaucia Maranhão; os secretários de Estado de Igualdade Racial (Seir), Gerson Pinheiro e de Governo (Segov), Márcio Ribeiro; o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Adriano Sarney; e também por representantes dos povos e comunidades de matriz africana e afro-brasileira.
"Entregamos a Praça de Iemanjá, que passou por obras de manutenção com serviços de revitalização do entorno, construção escada secundária e recuperação da estátua. Melhorias necessárias em um dos mais belos pontos da capital", frisou o governador Carlos Brandão.
“Esse monumento e os povos de terreiro foram vítimas de um ato de racismo religioso. Desde então o Governo do Estado adotou uma série de medidas para garantir a revitalização da escultura e do espaço e também fortalecer os direitos desses povos. Hoje temos a alegria de dizer que a imagem está restituída ao seu local de direito, garantindo aos povos de terreiro, neste final de ano, a possibilidade de realizar suas ritualísticas e cultuar sua ancestralidade na Praia do Olho d’Água”, afirmou a secretária da Sedihpop em exercício, Amanda Costa.
Os representantes dos povos de terreiro saudaram a escultura de Iemanjá com oferendas, flores, cantos e realizaram um abraço simbólico à imagem. A matriarca do Terreiro Nossa Senhora da Vitória, Mãe Nonata da Oxum, vem acompanhando todo o processo de reconstrução da escultura e de revitalização do espaço. Ela destaca a importância de ter de volta a imagem na praça.
“É muito importante. Nós fomos feridos em nossa fé quando a imagem foi atacada, foi depredada no rosto. É uma imagem feminina, o que nos agride também enquanto mulheres. Então ver imagem recolocada no local, ter aqui a presença dos gestores públicos, do governador, dá um caráter realmente de visibilidade e de reconhecimento da importância do povo de terreiro, o que nos fortalece para combater sempre o racismo e a intolerância religiosa”, afirmou ela.