Geral Maranhão
Escola de Governo do Maranhão avança em cursos, programas e parcerias estratégicas
Já são praticamente 14 mil certificados emitidos pela plataforma Egma apenas em 2023, praticamente o dobro do ano passado.
23/12/2023 10h42
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

A Escola de Governo do Maranhão (Egma) encerra 2023 com um balanço positivo, marcado por programas, parcerias estratégicas e ações que impulsionaram a formação dos servidores públicos no estado do Maranhão. Já são praticamente 14 mil certificados emitidos pela plataforma Egma apenas em 2023, praticamente o dobro do ano passado. As formações foram no formato presencial e EaD nas seguintes áreas: administração, atendimento, comunicação, educação, cultura, gestão, gênero, inclusão, inovação, meio ambiente e tecnologia.

Destaque para termos de cooperação com as secretarias de Transparência e Controle (STC), Administração (Sead) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para ofertas de cursos como prestação de contas, fiscal de contratos, SEI e gestão do tempo e produtividade dentre outros. Outras parcerias de destaque foram com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Universida de Brasília (UNB), Secretaria de Educação (Seduc), Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Secretaria da Mulher (Semu), de Planejamento (Seplan) e Comunicação (Secom), essa última resultou no curso de Media Training, capacitação voltada para aprimorar as habilidades de comunicação dos porta-vozes possibilitando uma maior preparação para lidar com a imprensa e transmitir informações de forma clara e eficaz. Na oportunidade, os órgãos que foram beneficiados foram as secretarias de Saúde (SES), Educação (Seduc), Governo (Segov), Infraestrutura (Sinfra), Segurança Pública (SSP) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). 

“Durante o ano, a Escola de Governo promoveu uma série de iniciativas, consolidando seu objetivo principal que é melhorar a qualidade do serviço público estadual através do investimento em formação de seus agentes, contribuindo com a implementação de políticas públicas preconizadas nas agendas estratégicas orientadas na gestão do governador Carlos Brandão”, explicou a diretora da Egma, Leuzinete Pereira.

A Egma também se destacou no programa de Paternidade Responsável. Após 3 anos na modalidade virtual, a oficina retornou para o presencial. O retorno das aulas no auditório da Egma fortaleceu o vínculo entre os participantes e proporcionou uma experiência enriquecedora de aprendizado. Em 2024, a oficina será oferecida em duas modalidades: presencial e EaD, para os servidores que não residem nas regiões metropolitanas.

Pós-graduações

Uma das conquistas mais significativas da Egma foi ofertar a inédita pós-graduação em Gestão da Cultura Maranhense. Essa iniciativa em parceria com a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) buscou valorizar e preservar a rica diversidade cultural local e impulsionar habilidades técnicas para que os servidores implementem a gestão cultural no estado. 

A Egma certificou a segunda turma da pós-graduação em Gestão Pública, reafirmando seu compromisso com a excelência na formação de gestores capacitados e preparados para os desafios da administração pública. Além disso, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Egma lançou uma turma especial do conceituado programa de Mestrado em Políticas Públicas para ampliar as oportunidades de formação acadêmica para os servidores o Poder Executivo Estadual, reforçando o desenvolvimento daqueles que atuam no processo de formulação e implementação de políticas públicas, possibilitando a melhoria na oferta de serviços públicos e de indicadores sociais do estado. 

Novos programas

Com o intuito de ampliar a divulgação das ações e iniciativas da Egma, a escola lançou o programa de rádio Egma no Ar, em parceria com Rádio Timbira, que proporcionou um canal direto de comunicação com os servidores e a sociedade em geral. Esse programa vai ao ar toda terça-feira, às 15h, no canal oficial da Rádio Timbira, e se tornou uma fonte de informações e inspiração, levando debates relevantes para o público.   

Na busca por parceiros estratégicos, a Egma estabeleceu uma colaboração com a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA) e União de Vereadores e Câmaras Municipais do Maranhão (UVCM), resultando no programa Qualifica Maranhão. A 1ª edição do programa buscou elevar o nível de qualificação dos servidores, beneficiando todos os 217 municípios do Estado do Maranhão sobre a nova lei de licitações.

Outro programa pioneiro é o Pré-universitário nos municípios, que além de oferecer aulas com um time de professores experientes, oferece também material didático, simulados, tira-dúvidas, orientação profissional e apoio socioemocional. “O programa se alinha à uma das missões da Egma que é desenvolver e fomentar ações de formação continuada dos servidores públicos, diante da necessidade de apoiar aqueles que desejem retomar os estudos para acesso ao ensino superior. Foram atendidas mais de 30 cidades maranhenses diretamente e mais de 70 cidades impactadas positivamente pelo programa”, finalizou a diretora da Egma, Leuzinete Pereira.