As obras de reforma do campus de Parnaíba da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que estavam previstas para iniciar em maio de 2024, já estão em andamento. Segundo o governador Rafael Fonteles, o campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira está recebendo investimentos de R$ 5, 5 milhões para reforma e ampliação dos três prédios do campus.
“As intervenção contemplam diversas ações de melhoria de infraestrutura do campus atual,na parte de piso, banheiros, revestimentos e fachada. Toda a parte estrutural está sendo reformada e teremos também ampliação dessa unidade da Uespi. Isso vai melhorar a qualidade da aprendizagem dos nossos alunos e dar melhores condições de trabalhos para nossos professores e servidores”, disse o governador.
O campus Parnaíba possui uma unidade sede, onde funcionam a maioria dos 12 cursos de graduação. Esse prédio terá reforma dos banheiros, cobertura do auditório central do campus, de salas de aula e laboratórios e melhorias na iluminação, além da construção de um estacionamento, espaço de convivência com banheiros e vestuários e sala coletiva para professores. Já a unidade que abriga a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) será contemplada com a construção de espaços para as salas de aula e laboratório. E a unidade da Faculdade de Odontologia e Enfermagem irá receber reformas dos banheiros, do telhado do prédio principal e do piso.
“Essa intervenções só teriam início em maio de 2024, mas por determinação do governador Rafael Fonteles, as obras foram antecipadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), que é o órgão responsável pela intervenção”, destacou o reitor da Uespi, Evandro Alberto.
As obras, que estão sob a responsabilidade da Seinfra, estão sendo executadas forma acelerada, visando o início do ano letivo da instituição, que está previsto para 8 de janeiro. Uma equipe técnica da Seinfra já foi destinada para o campus com o objetivo de verificar in loco as necessidades estruturais, como reforma da fachada demolição e reconstrução de banheiros, reforma das escadas, revisão elétrica, hidráulica e sanitária.