Geral Maranhão
Maranhão moderniza atendimento agropecuário com entrega de smartphones para regionais da Aged-MA
Mais de 50 smartphones 5G foram adquiridos para as regionais do órgão estadual a partir de parceria celebrada com o Fundo de Desenvolvimento da Pec...
07/12/2023 21h42
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

O trabalho desenvolvido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) terá ainda mais celeridade. Mais de 50 aparelhos smartphones com tecnologia 5G foram adquiridos para as regionais do órgão estadual a partir de parceria celebrada na tarde desta quinta-feira (7) com o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA).

Com os equipamentos, será possível uma comunicação mais efetiva com os escritórios das unidades regionais da Aged-MA com médico veterinário, além de contribuir com as ações de fiscalização. Os recursos do Fundepec são obtidos a partir da contribuição privada e voluntária dos produtores rurais, que é recolhida simultaneamente à Guia de Trânsito Animal (GTA) das espécies bovina e bubalina.

A parceria do serviço público com os produtores foi destacada pelo governador Carlos Brandão, que ressaltou uma grande conquista do estado: o Maranhão está apto para obter o status de livre da febre aftosa sem a necessidade de vacinação.

“O nosso governo tem um lema que é unidade e parceria e hoje não é diferente. Só foi possível ter a notícia de que estamos aptos a ser um estado livre de aftosa sem vacinação com a parceria do poder público com os produtores rurais. Os pecuaristas entenderam essa importância e com isso o Maranhão abre novos mercados”, frisou o governador.

A importância da união também foi destacada pelo presidente da Fundepec-MA, José de Jesus Reis Ataíde. “Eu acredito que essa parceria trará resultados muito bons e com essa ação de hoje queremos melhorar ainda mais a relação entre criadores e Estado. Estamos à disposição para trabalhar para o bem-estar dos produtores e da comunidade”, afirmou.

Durante a solenidade, a Aged-MA apresentou um balanço das principais ações desenvolvidas pela gestão estadual ao longo deste ano. Entre os destaques, a aptidão para suspender a vacinação contra febre aftosa a partir de abril de 2024 e o cumprimento da meta vacinal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) de imunização de 95,43% do rebanho maranhense na primeira etapa da campanha.

Também foram elencadas as mais de 33 mil fiscalizações realizadas na área de trânsito animal, 12,5 mil fiscalizações de inspeção sanitária vegetal, reforma de mais de 60 escritórios da Aged-MA, aumento de 18,87% na arrecadação da Aged-MA, aquisição de 130 notebooks em convênio com o MAPA, registro de empreendimentos com o selo do Serviço de Inspeção e reajuste no auxílio alimentação para fiscais, técnicos e auxiliares.

O presidente da Aged-MA, Cauê Aragão, ressaltou o trabalho realizado pelos profissionais do órgão e o empenho da gestão estadual. 

“O Governo do Maranhão tem feito diversas ações pela defesa agropecuária e tivemos essa boa notícia que o estado está apto a suspender a vacinação contra a febre aftosa. Essa é uma vitória do governo e de todos os criadores, assim como da população maranhense, porque em 2024 teremos agora um rebanho certificado internacionalmente”, frisou Cauê Aragão.

A solenidade contou com a participação da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem). O presidente da entidade, Ricardo Ataíde, lembrou que os criadores apoiam as ações realizadas pela gestão estadual, pois contribuem para o crescimento do setor agropecuário. 

“Essa medida é de grande importância para o desenvolvimento da pecuária no Maranhão, com uma melhor comunicação da Aged com os produtores. Eu aproveito para parabenizar o governo Brandão pelo empenho para que em 2024 alcancemos o status de estado livre da aftosa sem precisar de vacinação”, declarou.

Durante a solenidade, o presidente do Fundepec, José de Jesus Reis Ataíde, e o presidente da Ascem, Ricardo Ataíde, entregaram placas de reconhecimento ao trabalho realizado pelo governador Carlos Brandão e pelo presidente da Aged, Cauê Aragão, para o desenvolvimento da pecuária nos últimos anos.