As unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizam a campanha Dezembro Vermelho, com objetivo de orientar a população sobre a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV. Nos primeiros dias de dezembro, a equipe da Casa de Apoio Ninar, em São Luís, promoveu roda de conversa sobre o tema e testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite C.
Maria do Bonfim da Silva e Silva, 38 anos, é agente de saúde e aproveitou a ocasião para fazer testagem na Casa de Apoio Ninar enquanto o filho, Herbeth Roger, de 6 anos, realizava atendimento na unidade de saúde por microcefalia, paralisia e epilepsia. "Sempre faço a testagem, anualmente, é uma campanha importante e hoje é bem mais acessível nas unidades de saúde", falou.
A enfermeira Samaria Fernandes, da Casa de Apoio Ninar, destacou que na ação as equipes reforçaram a orientação de saúde integral, prevenção e a importância de realizar testagens com frequência. "A gente veio reforçar a importância da testagem rápida para esse cuidado integral com a saúde. Temos formas eficazes de prevenção contra o vírus”, disse.
A Casa de Apoio Ninar funciona desde 2017 e mantém foco para o tratamento de crianças com síndromes raras e oferta assistência às famílias dos pacientes que convivem com distúrbios de desenvolvimento neuropsicomotor. A assistência multidisciplinar no circuito de vivência usa o método com cuidado centrado na família, com atividades de musicalização, culinária e arteterapia.
A campanha nacional foi instituída pela Lei nº 13.504/2017. O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C. A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, entre outros.