A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da equipe de técnicos da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCbio), realizou, nesta terça-feira (05), visita técnica para cadastrar uma área na região Norte do Piauí, visando à soltura planejada de espécimes da fauna silvestre.
O cadastro dessas áreas é permitido por meio de análises ambientais e visa integrar o Planejamento Estadual de ações de soltura, a fim de devolver os animais à vida livre.
Jurema Chaves, diretora da DCBio, destaca que a ação impacta não apena a região local, mas é parte de um conjunto de atividades voltadas à fauna piauiense. “O cadastro dessas áreas se constitui em importante instrumento de gestão da fauna, cujo desenvolvimento faz parte dos compromissos do Governo do Estado quanto à proteção dos animais, que estão sob a execução da Semarh", explica a diretora.
Ela ressalta ainda que a Semarh segue ampliando, com critérios, as atividades relativas à reintrodução de indivíduos à vida silvestre para a ampliação dos resultados desse trabalho.